Resquícios da campanha eleitoral de 2014? É bem provável. O fato é que o senador alagoano Benedito de Lira (PP) declarou apoio à candidatura do senador Luiz Henrique (PMDB/SC) na disputa pela presidência do Senado Federal.

Lira – desta forma – se coloca na oposição à candidatura do atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), seu principal rival político nas eleições do ano passado. Em 2014, Benedito de Lira concorreu ao cargo de governador do Estado de Alagoas. Foi para o confronto com o governador eleito Renan Filho (PMDB).

Renan Filho – filho do senador Renan Calheiros – ganhou o processo eleitoral ainda no primeiro turno.  O pepista – em coletiva de imprensa, logo após a derrota – salientou que permaneceria no campo de oposição aos peemedebistas em Alagoas.

No Senado Federal, Benedito de Lira – diante dos bastidores da disputa pelo comando do Congresso Nacional – se posicionou em entrevista ao Política Real. “O senador Luiz Henrique, com seu histórico de vida pública, já se credencia para dirigir o Senado. Precisamos fazer um Senado Federal diferente do que o que temos hoje. Onde suas ações sejam democratizadas. Um Senado que sirva exatamente para atender os reclames da sociedade brasileira”, enfatizou o senador.

A frente que se forma ao redor da possível candidatura de Luiz Henrique – que pode se posicionar na disputa de maneira avulsa – começa a mostrar um PMDB dividido. Se é o suficiente para ameaçar o favoritismo do senador Renan Calheiros é outra história...afinal, os bastidores políticos do Congresso Nacional – até o dia 1º de fevereiro – são imprevisíveis.

Renan Calheiros – na luta por permanecer no comando do Senado Federal – tem sido silencioso e evitado os holofotes. Em momento algum Calheiros assumiu a candidatura. A estratégia era – conforme os bastidores – se posicionar como candidato apenas no domingo, 1º, como sendo indicação do PMDB. Um consenso na bancada de 19 senadores.

“Precisamos ter na presidência do Senado alguém que tenha essa responsabilidade (de lidar com o momento de crise no país) de conduzir o processo independentemente”, salientou Benedito de Lira, ao afirmar que Luiz Henrique seria uma candidatura que não deixaria a Casa na posição de “instrumento de quem quer que seja”.

Luiz Henrique ainda contou com o apoio dos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL) e Agripino Maia (Democratas). Benedito de Lira ainda disse que trabalharia dentro do PP para conseguir votos para o peemedebista que se posiciona no meio do caminho de Renan Calheiros. “Seremos vitoriosos. É um homem de vida pública descente e organizada. Será bom pra o Brasil”, finalizou Benedito de Lira.

O pepista não mede esforços em se engajar na campanha de Luiz Henrique, portanto. Tudo indica que o processo eleitoral de 2014 deixou resquícios...

Estou no twitter: @lulavilar