De acordo com informações de bastidores, os vereadores por Maceió devem contar com um orçamento anual maior para este ano. Os R$ 50,2 milhões previstos pela Lei Orçamentária Anual (LOA) que se encontra na Casa de Mário Guimarães deve subir para R$ 55 milhões. A votação deve ocorrer na próxima semana.

A tendência é esta como coloca o líder do prefeito na Câmara Municipal de Maceió, o vereador Eduardo Canuto (PV). O prefeito Rui Palmeira (PSDB) – conforme o presidente do Legislativo, Kelmann Vieira (PMDB) – recebeu uma planilha com os custos da Casa, incluindo o reajuste dos servidores e a questão da alíquota previdenciária.

O argumento dos vereadores é que sem o aumento do duodécimo não é possível dar o reajuste aos servidores.

A peça orçamentária deve começar a ser apreciada na próxima semana, após receber o parecer do vereador Antônio Holanda (PMDB), responsável pela Comissão de Orçamento e Finanças.

Até o final do dia de ontem, a Comissão já havia recebido mais de 60 emendas à Lei Orçamentária Anual. O levantamento final de todas as emendas deve ser feito na sexta-feira, dia 30. Antônio Holanda deve apresentar o parecer na próxima terça-feira. Logo em seguida, o documento será publicado no Diário Oficial e o presidente Kelmann Vieira já pode convocar as sessões para votação.

De acordo com Kelmann Vieira, a Casa tenta acelerar a votação que já se encontra atrasada. Este é um pedido do prefeito Rui Palmeira que tem trabalhado com 1/12 do orçamento de 2014 em função da peça não ter sido aprovada. Segundo Palmeira, isto atrapalha novas ações que são projetadas pela Prefeitura de Maceió. 

Estou no twitter: @lulavilar