De acordo com informações de bastidores, o vereador Eduardo Canuto (PV) – que é o líder do prefeito na Câmara Municipal de Maceió – deve deixar o cargo. Ao menos é o que se especula nos “corredores” da Casa de Mário Guimarães. Ainda não é ventilado um nome para substituir Canuto.
O vereador do PV não confirma a informação. Ontem, dia 26, em conversa com jornalistas – durante a apreciação da Lei Orçamentária Anual (LOA) – o vereador do PV se mostrou focado em atender ao pedido do prefeito Rui Palmeira (PSDB) na Casa: dar celeridade à apreciação do orçamento.
Eduardo Canuto trabalha para que a Lei Orçamentária seja aprovada até a sexta-feira, dia 06 de fevereiro, antes do Carnaval. Esta também tem sido a previsão do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PMDB).
No dia de ontem, os edis resolveram realizar as duas sessões para o início do processo de apreciação da Lei Orçamentária em um único dia. Assim, a Câmara Municipal abriu o prazo para apresentação das emendas que devem ser entregues até a próxima sexta-feira, 30.
Na sequência, a Lei Orçamentária Anual receberá o parecer do relator e vereador Antônio Holanda (PMDB), que se encontra respondendo pela Comissão de Orçamento e Finanças. Holanda deve apresentar o parecer na próxima semana. Este deve ser publicado no Diário Oficial para que seja convocada a sessão para votação da matéria.
A matéria do orçamento deve ser votada em duas sessões. Na manhã de hoje, dia 27, durante um evento da Prefeitura de Maceió, Rui Palmeira voltou a cobrou celeridade por dos vereadores por Maceió e lembrou que sem um orçamento para este ano, o Executivo tem que trabalhar com 1/12 do que foi executado no ano passado, o que impede novos investimentos.
Estou no twitter: @lulavilar