De acordo com informações da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), apenas a chapa encabeçada pelo prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), se registrou para disputar o comando da entidade.
Logo, a eleição será apenas um processo para homologar a candidatura de Beltrão, sem disputa nas urnas. Assim, a AMA segue a sua tradição de manter uma candidatura de consenso. Até a noite de ontem, dia dia 23, havia uma expectativa em relação a uma possível disputa entre Marcelo Beltrão e o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PMDB).
Os dois tiveram conversas ao longo do processo em uma composição, mas - ao menos até ontem a noite - ambos se mantinha irredutíveis. Durante a Feira dos Municípios, no dia de ontem, Marcelo Beltrão teve uma longa conversa com o prefeito de Boca da Mata, Gustavo Feijó (PDT), que era um dos principais nomes do grupo do prefeito de Marechal Deodoro.
Se da conversa entre Feijó e Beltrão surgiu um “acordo” para registro de chapa única não se sabe. O prefeito de Marechal Deodoro ainda não se pronunciou explicando os motivos pelos quais desistiu de registrar sua candidatura. Cristiano Matheus ainda tinha o apoio de Toninho Lins (PSB/Rio Largo) e de outros prefeitos.
Feijó - entretanto - chegou à Feira dos Municípios, como relatou este blog, falando que ainda havia espaço para construir um “consenso” e que manter a disputa não seria algo bom para a entidade.
Segundo os bastidores políticos, a candidatura de Marcelo Beltrão tinha maior densidade. Beltrão é apoiado - inclusive - pelo atual presidente da AMA, o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB).
Beltrão já comandou a AMA em 2013, quando se elegeu tendo Dantas como vice. Na época, os dois fecharam um acordo em relação ao biênio. Marcelo Beltrão comandaria durante um ano da gestão e Dantas assumiria na sequência. O acordo foi cumprido e por isto o prefeito de Pão de Açúcar é o atual presidente.
Desta vez, Marcelo Beltrão diz que não há acordo com sua vice: a prefeita de Branquinha, Renata Morais. De acordo com o candidato único, ele comandará a entidade pelos dois anos. Para costurar a candidatura, Beltrão teve que dialogar com o prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB), que abriu mão de ser candidato à presidência da AMA em troca da tesouraria da chapa.
O atual presidente Jorge Dantas - que era cotado para ser o vice de Marcelo Beltrão durante o processo das composições - compõe a chapa como secretário-geral. Ainda não foi divulgada a chapa completa.
A eleição da AMA ocorre na segunda-feira, dia 26. Os prefeitos podem votar das 9hs às 17hs. Como havia dito anteriormente, havia muita água para passar por baixo da ponte. E passou…as razões pelas quais Cristiano Matheus retirou sua candidatura - repito! - ainda são desconhecidas…
Estou no twitter: @lulavilar