Tudo indica que a disputa pela presidência da Associação dos Muncípios Alagoanos (AMA) será mesmo nas urnas. Nos bastidores não se chegou a um consenso e serão duas chapas (ao menos até este presente momento).

Conversei com o prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), que – até ontem, dia 22 – esperava pela resposta do prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PMDB) para compor uma chapa única.

Marcelo Beltrão seria o candidato à presidência e Matheus o vice, caso houvesse acordo. Todavia, o prefeito de Marechal Deodoro negou o convite e manteve sua candidatura para presidente da entidade. Diante disto, Marcelo Beltrão compôs com a prefeita de Branquinha, Renata Moraes (PMDB).

Matheus só aceitaria a composição se houvesse um acordo para dividir o mandato. Marcelo Beltrão comandaria a AMA por um ano. O prefeito de Marechal Deodoro assumiria a presidência no ano seguinte. Acordo semelhante ao que Marcelo Beltrão fez com o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB), ao se eleger para o biênio que se encerra agora.

A chapa de Marcelo Beltrão já possui – além de Renata Moraes como vice-presidente – a presença de Celso Luiz (prefeito de Canapi/PMDB) como tesoureiro e Jorge Dantas que figurará como secretário-geral. Dantas é o atual presidente da entidade, em função do acordo.

Marcelo Beltrão – assim como Cristiano Matheus – praticamente descartou a possibilidade de uma aliança. Porém, as chapas só devem ser registradas no prazo limite, que é amanhã, dia 24. Até lá, muitos prefeitos ainda trabalham nos bastidores para tentar juntar os grupos em torno de um consenso, como já acontece tradicionalmente. A disputa praticamente se dá nos bastidores.

Do outro lado, Cristiano Matheus conta com o apoio de prefeitos como Toninho Lins (PSB) – que comanda os destinos de Rio Largo – e Gustavo Feijó (PDT/Boca da Mata). Cristiano Matheus – em entrevista a este blogueiro – ressaltou que a chapa ainda não está montada, apesar de ser grande o número de prefeitos que marcham com ele. O grupo ainda discute os cargos. 

A eleição para a presidência da AMA acontece no dia 26.

Estou no twitter: @lulavilar