O atual presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB), frisou – em entrevista a este blogueiro – que se as eleições para a presidência da entidade ocorressem hoje, dia 22, provavelmente seriam duas candidaturas: uma do ex-presidente Marcelo Beltrão (PTB) e a outra de Cristiano Matheus (PMDB).
Beltrão comanda o município de Jequiá da Praia; Matheus é prefeito de Marechal Deodoro. Os dois entram na disputa que mobiliza os bastidores da entidade e de uma série de Executivos municipais. Nas eleições passadas, Marcelo Beltrão conseguiu costurar uma chapa única em um acordo com Jorge Dantas.
Beltrão comandou a AMA por durante um ano. No ano seguinte – em 2014 – renunciou para que Jorge Dantas assumisse o “bastão”. Apesar das duas candidaturas atuais seguirem firmes, Dantas destaca que há espaço para uma composição. “Eu não sou vice na chapa de Marcelo Beltrão. Desta forma, a vaga de vice está aberta para receber o Cristiano Matheus. Eu creio que há espaço para este diálogo e para que possa ser fechada uma chapa de consenso”.
Indaguei ao presidente da AMA o que faltaria para selar a união entre Marcelo Beltrão e Cristiano Matheus em torno de um único projeto. Ele respondeu: “depende agora da habilidade do Marcelo Beltrão em negociar tanto com o Cristiano Matheus como com o grupo que o apóia. Há espaço para esta conversa. Eu vejo que o Marcelo Beltrão – que tem o meu voto – tem maior densidade nesse processo eleitoral”, salientou.
A eleição da Associação dos Municípios Alagoanos ocorreu no próximo dia 26. É natural do processo – como se dá todos os anos – que vários candidatos-prefeitos se lancem na disputa. Em função das composições e correlação de forças, alguns vão ficando pelo caminho, como ocorreu com a pré-candidatura do prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB) e a de Gustavo Feijó (PDT), da cidade de Boca da Mata.
Tradicionalmente, os acordos levam a costurar uma chapa única. Este ano, consolidar todas as forças em um único grupo tem sido mais difícil. Até o dia 26 muita água pode passar por baixo da ponte e a AMA seguir a tradição de emplacar uma única candidatura. É aguardar...
Estou no twitter: @lulavilar