O prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB), confirmou que não é mais candidato à presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e que passou a apoiar a candidatura do ex-presidente da AMA e prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB).

Celso Luiz – diante da composição para apoiar Beltrão – assume o lugar de tesoureiro da AMA na chapa encabeçada pelo petebista. Diante disto, para se ter a “sonhada” chapa única o grupo espera que o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PMDB) aceite o cargo de vice.

Cristiano Matheus ainda não deu respostas – conforme Celso Luiz – para que se feche a chapa. O grupo espera até sábado, dia 24, data limite para o registro das candidaturas, para saber se haverá disputa ou não pelo cargo.

Celso Luiz demonstrou – em entrevista a este blogueiro – satisfação com a composição e disse estar “contemplado”. Agora, é esperar a posição de Cristiano Matheus.

Em entrevista a este blogueiro, o candidato Marcelo Beltrão confirmou que fez o convite ao prefeito de Marechal Deodoro. “As portas estão abertas para que ele seja o vice da chapa, mas eu ainda não recebi a resposta. O convite foi feito e nós esperamos que possamos fechar esta aliança”.

Quando se elegeu presidente da AMA, Marcelo Beltrão fechou acordo com o atual presidente Jorge Dantas. A aliança consistia no compromisso – que foi cumprido – de dividir o mandato ao meio. Beltrão assumiu o primeiro ano da gestão e logo em seguida renunciou. Por conta disto, Dantas é o atual presidente.

Questionei Beltrão se esta proposta seria feita novamente, mas agora com Cristiano Matheus. Marcelo Beltrão respondeu: “não. Agora, é para ser presidente durante o mandato completo”. Ou seja, se eleito – independente de em disputa ou chapa única – ele será o presidente durante o próximo biênio.

Será um fim de semana de expectativas para os prefeitos. Até sábado serão muitas conversas. As eleições acontecem dia 26.

Estou no twitter: @lulavilar