Os vereadores que integram a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Maceió vão discutir os vetos do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), à Lei de Diretrizes Orçamentárias, nesta quinta-feira, dia 22, às 10 horas.

Após os debates sobre os vetos, a matéria será encaminhada a plenário para apreciação dos edis. É o último passo – a derrubada ou manutenção dos vetos – para que a Câmara possa, enfim, analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro deste ano.

A peça orçamentária é uma das matérias prioritárias do Executivo municipal. Em relação aos vetos, quem tem cobrado a derrubada é o vereador Silvânio Barbosa (PSB). Ele tem acusado alguns colegas de subserviência por parte do Legislativo e cobra maior independência na análise das matérias.

Oficialmente, a informação da Câmara Municipal de Maceió, é que a Comissão vai se debruçar sobre a lei para emitir um parecer em função da manutenção ou derrubada dos vetos. A Comissão é presidida pela vereadora Fátima Santiago (PP).

Em relação à LOA, o parlamento-mirim busca um reajuste que eleve o duodécimo – previsto em R$ 50,2 milhões – para R$ 55 milhões.  É um dos principais pontos “em jogo” para os vereadores de Maceió.

Estou no twitter: @lulavilar