Em conversa com este blogueiro, o ex-prefeito de Maceió e deputado federal eleito Cícero Almeida (PRTB), admitiu a possibilidade de troca de legenda logo no início do mandato parlamentar. Um dos motivos, conforme Almeida, seria o fato dele ser, em Brasília, o único deputado federal do PRTB, o que dificultaria os diálogos em busca de espaço.

Todavia, afirma Cícero Almeida, é algo a ser avaliado apenas com o início do ano legislativo, diante das composições da Câmara de Deputados. “Vamos aguardar o que vai acontecer com o início do mandato. Até porque eu estou sozinho no PRTB. Eu sou o único deputado federal. Força política só coletiva, trabalhando com os demais deputados federais, os nossos colegas daqui de Alagoas. Partidariamente, sozinho, fica muito difícil para discutir com um universo de 512 parlamentares”.

Ou seja: sem uma bancada partidária, Almeida pode sair da legenda e buscar uma que tenha pelo menos mais de um deputado federal eleito. “Vou esperar para ver o que vai acontecer. O que importa é que eu quero o melhor para o meu Estado e é por isto que eu vou trabalhar lá em Brasília”.

Indaguei Almeida se ele pensa em concorrer à Prefeitura Municipal de Maceió em 2016. Nos bastidores políticos, o nome do ex-prefeito – que comandou os destinos de Maceió por oito anos – é citado como um dos possíveis rivais do atual prefeito Rui Palmeira (PSDB).  Cícero Almeida diz que ainda é cedo para pensar em eleições. “Estou pronto para assumir o mandato e trabalhar na Câmara de Deputados. É uma nova experiência. Um aprendizado. Ainda é cedo para pensar em eleições”.

Questionei também como se daria a relação dele com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), diante da rivalidade política. “Minha relação é com meu Estado, é com a cidade de Maceió, é uma relação de buscar fazer o melhor pela capital e pelos demais municípios. Minha relação com o prefeito será cordial e respeitosa. Vou tratá-lo da mesma forma que ele me trata. Até o presente momento temos tratado apenas de Maceió e politicamente de forma respeitosa. Não tenho nenhuma dificuldade de diálogo”, frisou.

Ao falar das projeções para uma candidatura ao Executivo, ressalta: “é prematuro discutir eleições. Acredito em um primeiro trimestre ou semestre deste ano todo voltado à experiência parlamentar. Vou conhecer novas pessoas. É um novo campo de aprendizado, com bons políticos com os quais a gente pode aprender com eles. Estou sem preocupações. Agora é chegar à Câmara de Deputados e começar a trabalhar. Gosto de trabalhar e não vejo dificuldades”.

Em relação às mudanças de partido, na recente trajetória política de Almeida, o ex-prefeito passou por diversas legendas, dentre as quais o PDT, o PP e o PEN. No processo eleitoral de 2014 foi “sondado” por diversos partidos, mas acabou se filiando ao PRTB por convite do dirigente Adeílson Bezerra (PRTB). Almeida foi alçado à condição de presidente estadual da legenda em uma filiação que contou com a presença de Levy Fidélix, que comanda a agremiação nacionalmente e concorreu à presidência da República no ano passado. 

Estou no twitter: @lulavilar