Em meio à crise vivenciada nos bastidores da Santa Casa de Misericórdia de Maceió – um dos maiores hospitais do Estado de Alagoas – recheada de diversas denúncias feitas pelo advogado Adriano Soares, a Mesa Administrativa da unidade hospitalar divulgou uma moção de apoio ao provedor Humberto Gomes de Melo.

A reunião da Mesa Administrativa – ocorrida no dia de ontem, 12 – se deu diante de protestos de alguns médicos e irmãos da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, como mostrou o blog em postagem anterior. Os questionamentos feitos vão desde acusações de nepotismo a apropriação indébita previdenciária por parte da atual provedoria.

A Santa Casa – por meio de assessoria de imprensa – disse que todas as questões serão respondidas ponto a ponto pelo setor jurídico. O advogado do provedor Humberto Gomes de Melo conversou com este blogueiro. Disse que Adriano Soares vai responder criminalmente pelas denúncias que está fazendo.

O fato é que o clima é tenso dentro da Santa Casa de Maceió e as denúncias se acumulam. Soares fez até um blog para expor contratos e documentos como subsídio das acusações que faz. 

Em Moção de Apoio, a Mesa Administrativa afirma “hipotecar integral solidariedade à atual gestão”. A Moção ainda elogia o trabalho de toda a equipe de Humberto Gomes de Melo, mas não entra em detalhes das denúncias feitas, nem pontua esclarecimentos.

Afirma que o trabalho de Humberto Gomes de Melo “levou a instituição a uma situação de proeminência no cenário nacional, destacando-se pelo seu reconhecimento nas áreas de sustentabilidade econômica, organizacional e de pessoas, reconhecidas por títulos como certificado de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA)”.

A nota ainda coloca a Santa Casa como uma das melhores empresas do Brasil, levando em consideração a publicação da IstoÉ. Tal informação ainda é questionada pelo próprio Adriano Soares, em seu blog e redes sociais, em que aponta que tal reconhecimento é fruto de gasto publicitário.

Sobre a reunião ocorrida ontem, a Moção de Apoio diz o seguinte:  “Em sua primeira Reunião Ordinária, realizada no dia de 12 de Janeiro de 2015 — em face de diversos esclarecimentos trazidos pela equipe de gestão informa à população o seu apoio ao Provedor, Dr. Humberto Gomes de Melo, bem como o permanente compromisso com a lisura e a moralidade, duas qualidades intrínsecas ao Provedor e a todos os integrantes desta Mesa Administrativa, que em co-gestão administra esta Instituição Pia, e nesta oportunidade subscreve a presente MOÇÃO DE APOIO”.

A Moção é assinada por João Augusto Sobrinho, Marcos Davi Lemos de Melo, Ivone dos Santos, Cônego João José Santana Neto, Euclides Ferreira de Lima, Francisco de Assis Gonçalves, Duílio Marsiglia e José Peixoto dos Santos.

Estou no twitter: @lulavilar