A disputa pela presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) se intensifica com a chegada do mês de janeiro. Basicamente dois grupos se alinham com possibilidade de comandar os destinos da entidade pelo próximo biênio.

De um lado, está posta a candidatura de Jorge Dantas (PSDB) – que é prefeito de Pão de Açúcar – e do outro a do prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB), que possui um grupo de prefeitos que o acompanha e luta para ser o candidato do Palácio República dos Palmares, conforme informações de bastidores.

Todavia, em conversa com este blogueiro, um dos principais aliados de Dantas, o prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), não descarta também uma candidatura à presidência. “É uma conversa que estamos tendo e o Jorge Dantas faria parte desta composição que busca ser suprapartidária”, afirma Beltrão.

Marcelo Beltrão se elegeu presidente da AMA ao lado de Jorge Dantas para o biênio que se encerra agora. Durante o processo, os dois fizeram o seguinte acordo: Beltrão comandaria a entidade por um ano e Dantas – que é o atual presidente – comandaria por outro.

Jorge Dantas chegou a propor, em entrevista a este blogueiro, a inversão deste acordo para consolidar a dupla mais uma vez. Marcelo Beltrão – agora! – se mostra contrário a divisão de mandato. Segundo Beltrão, não seria bom para a entidade.

Indaguei a ele se ele teria se arrependido da fórmula encontrada no passado para garantir a composição. “Não se trata de arrependimento. O Jorge Dantas fez um excelente trabalho e garantiu conquistas importantes para a AMA e seus associados. Mas, entendemos que agora o melhor para a entidade é ter um presidente que cumpra todo o biênio”.

Marcelo Beltrão ressaltou ainda que – nos próximos dias – deve ampliar o diálogo em busca do apoio de lideranças políticas como o senador Benedito de Lira, o senador Renan Calheiros (PMDB), o governador do Estado, Renan Filho (PMDB), dentre outros. “O objetivo é unir forças para que tenhamos um grupo suprapartidário”.

Questionei se havia diálogos com o prefeito de Canapi, Celso Luiz. “Conversaremos. É importante e acredito que a partir do diálogo nós vamos conseguir construir uma união e fazer prevalecer o consenso”, salientou. Vale lembrar que “correndo por fora” – como se diz no jargão político – ainda aparece a candidatura posta de Gustavo Feijó (PDT), que comanda os destinos de Boca da Mata.

Estou no twitter: @lulavilar