A banda Fator 4 se apresenta em Maceió, na primeira rodada de shows do festival “Maceió 200 Anos de Verão” – que começa nesse sábado (3), a partir das 20h, na praça de Multieventos, na orla da Pajuçara. Os shows das atrações locais têm duração de 40 minutos – a abertura será com a cantora Millane Hora, seguida pelos rapazes do Fator 4. O artista convidado, o paulista Nando Reis, encerrará a noite de estreia do evento.
O músico Fred Melo (guitarra e voz) diz que o show do Fator 4 fará “um mesclado” dos dois álbuns da banda, “Amor e Ódio” (2008) e “Cada vez melhor” (2010). “A ideia é contar um pouco da nossa história, destacando a participação de músicos como o Dominguinhos e o Léo Maia, filho do Tim Maia, que tocaram no CD ‘Cada vez melhor’. São músicos de renome que participaram do nosso trabalho, mas que vieram para tocar as nossas músicas”, afirma Melo, observando que o estilo da banda “é eclético”.
“Nosso som vai desde Luiz Gonzaga a Metallica”, afirma o guitarrista, explicando que a sonoridade da banda busca influências de ritmos brasileiros como o frevo, o samba e o maracatu para chegar ao que eles chamam de “experimental rock music”.
Além do Gonzagão e da banda norte-americana de metal, ele cita como influências artistas brasileiros dos anos 1970 – como Secos & Molhados, Mutantes e Rita Lee –, e dos anos 1980 – Paralamas, Titãs, Legião Urbana. O ícone da MPB Belchior também foi mencionado. Entre as referências do rock internacional, Pink Floyd, U2, Aerosmith.
O forrozeiro Dominguinhos participou do segundo álbum da banda, 'Cada vez melhor'
Além de Fred Melo, compõem a Fator 4 os músicos Marcos Romão (baixo e voz), Hugo Salatiel (guitarra e voz) e Jr. Batera (bateria). “Esse é o núcleo, mas sempre contamos com músicos convidados. O percussionista Ronalson Cirino e o tecladista Juliano Gome geralmente estão em todos os shows”, informa o guitarrista, anunciando para a apresentação desse sábado, também, a participação do guitarrista da banda gaúcha dos anos 1980 DeFalla, Castor Daudt. “Ele tem residência em Maceió. Os membros do DeFalla, cada um mora num lugar. O Castor passa um tempo por aqui, outro mora em Londres. Quando vão tocar, fazer turnê, é que se reúnem.”
Integra, ainda, o elenco de músicos do show do Fator 4 o acordeonista Docinho do Acordeon. Fred Melo aproveita para divulgar o lançamento de um novo trabalho da banda, em maio deste ano. “É um DVD que gravaremos num teatro fechado. Ainda não definimos se faremos no Arena ou no teatro do Sesc, mas será um teatro pequeno. Será um show somente para convidados.”