Em homenagem aos pais, o Hospital Geral do Estado (HGE) está promovendo durante toda esta semana uma programação especial destinada aos servidores.

Cuidados de beleza, exposição de produtos artesanais, além de palestra e show com o humorista Marlon Rossi diversificam a programação da semana, que inclui, ainda, um almoço no domingo, Dia dos Pais.  

De acordo com a coordenadora do Serviço de Gestão de Pessoas do HGE, Vera Cristina Calado, o evento tem como objetivo valorizar os pais da instituição, por meio de um projeto de humanização e valorização que vem sendo desenvolvido no hospital.

“A programação variada inclui uma palestra sobre estresse, que é um tema importante para quem lida com a vida agitada de um hospital”, salientou. A palestra, intitulada “O Estresse no Trabalho X Doenças do Coração”, ministrada pelo cardiologista Marcos Sampaio, abriu o evento em homenagem aos pais e contou com a participação de cerca de 50 servidores.

Segundo Marcus Sampaio, o estresse no ambiente de trabalho é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças no coração. “Em sua maioria, os profissionais da área da saúde lidam todos os dias com pacientes, mas, mal se cuidam, sofrem pressão no trabalho, tem menos tempo para fazer exercícios físicos e se alimentar de forma correta. É preciso evidenciar a importância da saúde porque somos o resultado de tudo aquilo que fazemos”, finalizou.

Origem

O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

No Brasil, o dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering em meados da década de 50 e festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.