Renan Filho, a 17ª Vara e os deputados

31/12/2014 07:45 - Voney Malta
Por Voney Malta

Caberá ao novo governador sancionar ou vetar a castração feita pelos nobres deputados estaduais alagoanos com a 17ª Vara. Para não ficar tão cedo manchado ao colocar sua assinatura na história sancionando a decisão da Assembleia, vai vetar. No entanto, aposto um pirulito que o veto será derrubado pelos parlamentares.

Pra ninguém foi surpresa o que os deputados fizeram. Aliás, era o lógico dentro dessa lógica perversa que a democracia nos impõe. Não poderia senhores tão probos criar um tigre com dentes e garras que pudesse alcançá-los e colocá-los dentro de uma jaula. Claro que não. Agora tá lá o felino banguelo, desdentado.

O fato é que deputados e seus amigos e aliados prefeitos, vereadores e gestores públicos envolvidos em atos de corrupção e violência estão mais fortes e poderosos no novo governo que se inicia. O tigre que os assustava e intimidava foi destruído.

Será com a Assembleia Legislativa que o governador Renan Filho terá que se entender. Uma relação tipo “ou dá, ou desce”, no sentido de que terá que liberar recursos além do previsto no orçamento, cargos comissionados e favores na máquina administrativa para que os projetos sejam aprovados. Caso contrário, ficará engessado. É assim que a banda toca aqui e em outros lugares.

Se Renan Filho quiser transformar essa realidade terá que ser a longo prazo. O único caminho visível é através da educação, uma herança para o futuro que transforma, conscientiza e dá noção de cidadania, direitos e deveres.

Caso contrário, retornaremos a um passado nem tão distante, quando os deputados agiam como donos do Estado,da política, da vida, da morte e do emprego em Alagoas.

Afinal de contas, essas autoridades cresceram o seu poder.

E agora?

Pra você, caro leitor, Feliz Ano Novo!

Para mim uma pequena parada - metade do mês de janeiro -  para recarregar as baterias.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..