De acordo com informações de bastidores políticos, o advogado Francisco Malaquias é um dos nomes cotados para assumir a Procuradoria Geral do Estado (PGE) no governo de Renan Filho (PMDB), que assume a principal cadeira do Palácio República dos Palmares no próximo dia 1º de janeiro.
Malaquias é um dos nomes – portanto – que pode compor o primeiro escalão do governo peemedebista. Por sinal, um Executivo que tem encontrado dificuldades para fechar a equipe que atuará na condução dos rumos do Estado por mais quatro anos.
Ainda há – mesmo diante dos últimos dias que faltam para a posse – indefinições quanto à própria estrutura administrativa do futuro governo. Há informações de que Desenvolvimento Econômico e Turismo – por exemplo – seriam pastas a serem fundidas.
Inclusive, como ressaltou o jornalista Davi Soares – em se blog – com o nome de Ricardinho Santa Rita para o Turismo, ainda que em uma espécie de “empresa estatal”. Há indefinições também quanto ao rumo a ser dado na pasta de Ciência e Teconologia, que atualmente é ocupada por Eduardo Setton.
Fora isto, a composição de secretariado de Renan Filho também sofre questionamentos. A indicação de Melina Freitas para a Cultura é alvo de críticas por movimentos do segmento cultural alagoano. Há indagações também quanto ao nome de Cláudia Petuba no Esporte, como colocou também Davi Soares em recente postagem.
Às vésperas de assumir o governo, Renan Filho ainda não conseguiu apresentar toda a sua equipe, o que é importante para que se possa ter uma análise inicial do que esperar dos primeiros 100 dias de governo diante do perfil de cada secretário (a).
Estou no twitter: @lulavilar