Ao longe, os acordes de flauta e violino ecoam pelos corredores do hospital. Aos poucos, o doce som dos cânticos natalinos se faz presente em enfermarias, recepções e nos diversos ambientes da instituição onde os colaboradores seguem sua rotina diária. Alguns pacientes se levantam de seus leitos para ouvir melhor a música; outros aguardam, curiosos. Os acompanhantes não resistem e procuram a origem daquela música que se aproxima. De repente, uma comitiva formada por músicos e visitantes surpreende a todos, que respondem com um misto de surpresa e alegria. O sorriso é a forma de agradecimento.
Ao assumir a direção da Santa Casa de Maceió em 2003, o provedor Humberto Gomes de Melo iniciou um gesto que já virou tradição no período natalino. Na companhia de sua esposa, a psicanalista Rosinete Mendonça de Melo, e de um grupo de colaboradores, o provedor Humberto Gomes de Melo percorre o complexo hospitalar e suas unidades externas saudando colaboradores e pacientes acompanhado por um flautista e um violinista.
Além de mensagens de paz, o provedor e sua esposa fazem um convite à oração ao distribuírem terços aos pacientes, acompanhantes, colaboradores e terceirizados.
Este ano o roteiro da saudação natalina teve início nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira e percorreu o Hospital Nossa Senhora da Guia, a unidade de oncologia Rodrigo Ramalho, a creche São Vicente de Paulo e próprio complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió, no centro da capital alagoana.