Na prefeitura e nos governos tempos de apreensão

18/12/2014 07:28 - Voney Malta
Por Voney Malta

Fazia tempo que políticos e servidores das três esferas – Estado, Prefeitura de Maceió e União -  não chegavam às portas das comemorações de Natal e Ano Novo tão apreensivos. Tirei da relação os servidores da Assembleia. Estes, como de rotina, não sabem quando vão receber o 13º salário. Estão acostumados com o caos administrativo.

Mas na Prefeitura de Maceió o temor persiste entre os comissionados e secretários. Novos cortes entre os que ocupam estes cargos, assim como novas mudanças no 1º escalão. Entre os vereadores também há insatisfação contra a perda de indicações na máquina pública e a indefinição sobre o aumento do duodécimo.

No futuro governo de Renan Filho a ansiedade começa em cima e termina embaixo. O silêncio sobre os secretários e as especulações atinge políticos e categorias de servidores, especialmente da saúde, educação segurança e fazenda.

Os primeiros querem saber o seu naco de poder. Por sua vez, os funcionários querem saber quais chances terão com os secretários indicados. Vale lembrar que diversas categorias de servidores, através de lideranças sindicais, apoiaram majoritariamente o candidato peemedebista.

Grupos de delegados, profissionais de saúde, fiscais de rendas, professores se juntam em grupos quando tal nome de secretário é especulado. Quando outro nome surge ocorre afastamentos daquele grupo. Depois volta tudo, desfaz e refaz outra vez. É a luta por um pedaço do poder.

No governo da presidenta reeleita também não é diferente. Momentos de intensa tensão. Ela adia o anúncio dos novos ministros, a divisão do bolo, fruto, principalmente, dos desdobramentos das investigações de corrupção na Petrobras.

De certo, este final de ano será de alegria para alguns e decepção para outros. Alegres, com certeza, estão os secretários da prefeitura de Marechal Deodoro. Ganharam, apenas eles, do prefeito Cristiano Matheus, um saboroso reajuste de 100%.

É a garantia de que por lá inexiste crise financeira e a certeza de que o serviço público é eficiente e os salários pagos aos demais servidores é satisfatório, certo?

Papai Noel chegou cedo ao belo município. O peru de Natal será suculento.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..