Em entrevista recente ao Jornal do Povo, na Rádio Jornal, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), avaliou como produtiva uma primeira reunião que teve - em Brasília - com o governador eleito Renan Filho (PMDB).
O tucano entretanto ressaltou que o encontro foi breve e apenas se iniciou o diálogo em relação a projetos em parceria com o governo do Estado de Alagoas. De acordo com Rui Palmeira, ele e o governador peemedebista devem se encontrar em breve para discutir, “com mais detalhes”, projetos que dependem de interação com o governo do Estado de Alagoas.
Para Rui Palmeira, o fato dele ter estado em um outro palanque - durante o processo eleitoral de 2014 - não será empecilho para o avanço com parcerias. “Mesmo tendo feito parte de um outro grupo político (Rui Palmeira apoiou o senador Benedito de Lira (PP) na disputa pelo governo do Estado de Alagoas), a hora é de desarmar os palanques e pensar no melhor para o Estado e para a Prefeitura de Maceió”.
O tucano acredita que as parcerias sairão naturalmente. “Elas vão ocorrer em torno de ações importantes para o município, como já ocorre com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB)”, destacou. As ações incluem - por exemplo - as obras do Vale do Reginaldo, dentre outras.
O prefeito não se mostra disposto a discutir reeleição, por enquanto. Rui Palmeira sabe que terá um ano decisivo pela frente e que pode resultar em perdas ou ganhos políticos a depender das ações da administração municipal. Rivais na disputa pelo Executivo de Maceió não faltarão e todos estarão de olho nas falhas da Prefeitura e já começam a se articular no próximo ano.
O PMDB de Renan Filho - conforme informações de bastidores - também trabalha para ter candidato à prefeitura. Há nomes como o de Luciano Barbosa (vice-governador) e do ex-vice-governador José Wanderley. Porém, ainda é cedo para falar do assunto oficialmente. Outro nome cotado que tenta antecipar o calendário é o ex-prefeito e deputado federal eleito Cícero Almeida (PRTB).
Em entrevista, o prefeito deu a entender que a agenda política não vai atrapalhar as parcerias. Palmeira também esteve em Brasília para se reunir com a bancada federal. Ele diz - em conversa com o CadaMinuto Press - que conversou com deputados atuais e futuros. “Estive com João Henrique Caldas (Solidariedade), Marx Beltrão (PMDB) e - obviamente - pedi apoio para Maceió. Acho que todos terão grande interesse em apoiar a cidade, já que a maioria deles foi votado e mora em Maceió e tem carinho pelo município. A tendência da bancada é ajudar ainda mais a cidade”.
Palmeira disse ainda que não teve contato com Cícero Almeida. “Quando houver uma reunião com a bancada, e eu for convidado, vamos ter esta conversa. Se ele quiser ajudar será muito bem vindo. Consegui emendas quando o Cícero era prefeito. Eu não era da base do Cícero, mas oposição. Então se o Cícero Almeida e se o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), ou qualquer outro, quiserem ajudar Maceió, a ajuda será muito bem-vinda”.
Rui Palmeira ainda destacou uma boa relação com o deputado petista Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT). Indagado sobre o repórter Davi Soares em relação à possibilidade de enfrentar Lessa ou Almeida nas urnas em 2016, Palmeira voltou a não querer antecipar o calendário eleitoral. “Não é hora para isso. Temos todo o ano de 2015 para trabalhar. Não é o momento de antecipar essa discussão. Vamos deixar isso para 2016”.
Estou no twitter: @lulavilar