Corre pelos bastidores políticos a informação de que o ex-prefeito e deputado federal, Cícero Almeida (PRTB) já tenta se antecipar à corrida eleitoral do ano de 2016. Uma das estratégias seria mais uma mudança de agremiação.
Desde que deixou a administração municipal, Almeida – que já esteve nos quadros do PP e saiu após desentendimentos com o senador Benedito de Lira – já passou pelo PEN, conversou com várias siglas e acabou no PRTB, com o aval do presidente nacional da legenda, o ex-candidato à Presidência da República, Levy Fidelix.
O PRTB esperava que Cícero Almeida fosse um dos mais votados, diante da aprovação que teve quando prefeito de Maceió, mas o chefe do Executivo frustrou as expectativas conquistando 64 mil votos. Dos eleitos, apenas Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), teve menos votos que Cícero Almeida.
No entanto, o chefe do Executivo segue tendo as atenções do PRTB em Brasília por ser o único da legenda no Congresso Nacional. Almeida quer costurar – ainda segundo bastidores - ser candidato de um grupo, mas o caminho é difícil. Primeiro por ainda ser cedo, segundo porque são muitos os nomes que pretendem entrar na mesma rota política.
Conversei com um dos dirigentes do PRTB em Alagoas (o principal articulador da legenda), Adeílson Bezerra, sobre a situação de Cícero Almeida. “Não tem nada disso. Eu estive com o Cícero Almeida no dia de ontem e ele não demonstrou interesse de sair da legenda. Está indo tudo bem entre o partido e o deputado federal”, colocou.
De acordo com Adeílson Bezerra, o PRTB não vetará qualquer plano do ex-prefeito caso ele deseje se preparar para uma candidatura em 2016, disputando a Prefeitura de Maceió. “Ele é o presidente do partido e tem maioria para o que decidir”, salientou.
Ainda assim, Bezerra lembrou que qualquer saída do partido tem que obedecer regras, em função da fidelidade partidária. Ou seja: se houve ruptura e ela não for por vias de entendimento, o PRTB – que tem apenas Almeida como deputado federal – pode muito bem entrar na Justiça para pedir o mandato.
Interesses não faltariam. O suplente de Cícero Almeida é Val Amélio (PRTB), que é filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cícero Amélio. Alguém que sonha em assumir o mandato. Nos bastidores também se fala em acordos que poderia fazer com que Amélio (o filho) ocupasse a cadeira de Brasília (DF) por um determinado período.
Tentei falar com o próprio Cícero Almeida sobre o assunto, mas o telefone chama e ninguém atende.
Estou no twitter: @lulavilar