Nos bastidores políticos, o vice-governador eleito Luciano Barbosa (PMDB) é apontando como um possível “super-secretário” do futuro governo do deputado federal Renan Filho (PMDB), eleito este ano para a cadeira mais importante do Palácio República dos Palmares.

Barbosa é cotado – inclusive – para assumir a pasta da Educação. O vice-governador já foi prefeito de Arapiraca, deixando a gestão de forma bem avaliada, e ocupou vários cargos, como o de ministro. Em entrevista a este blog, Luciano Barbosa negou que tenha tido conversas com Renan Filho sobre ocupar qualquer secretaria.

“Não recebi nenhum convite para assumir secretaria. Nós estamos trabalhando com foco na transição para passarmos todos os dados para o governador Renan Filho e – com isto – ele poder tomar as decisões”, frisou Luciano Barbosa. O ex-prefeito de Arapiraca e futuro vice-governador Luciano Barbosa afirma que “são apenas especulações”.

O detalhe é que as informações de que Barbosa comporia o governo como secretario – a pasta da Educação é uma das mais citadas – vem de dentro do próprio PMDB, além de pessoas próximas ao governador eleito Renan Filho.

Barbosa é tido como um técnico importante, com conhecimento de bastidores políticos, que poderia auxiliar o governador peemedebista devido experiência.

Questionei se ele se sente preparado para a missão de assumir uma secretaria de extrema importância dentro do projeto de governo de Renan Filho. O vice-governador eleito respondeu: “o que posso afirmar é que eu vivo a vida pública intensamente. A gente tem sobressaltos, nunca está totalmente preparado, mas está sempre se preparando. Não será nada que nos assuste”, ressaltou, deixando claro que estaria pronto para o possível desafio, caso surja, como apontam os bastidores.

Transição

Luciano Barbosa ainda avaliou a transição como um trabalho positivo de coleta de dados que vão substanciar o governador eleito, mas ressaltou que muitas informações só serão plenas quando o peemedebista assumir o governo. “A transição está indo bem e estamos buscando os dados que o Renan Filho possa tomar as melhores decisões”.

Questionei o futuro vice-governador sobre qual seria – diante destes primeiros dados coletados – uma grande preocupação para a futura administração. Luciano Barbosa ressaltou a questão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“É um ponto que nos preocupa a situação da LRF. Neste momento é um problema que Alagoas enfrenta, pois estourou o limite e provoca uma situação difícil”, colocou. Luciano Barbosa deu a entender que isto pode orientar as primeiras ações do governo, mas deixou claro que a equipe de transição ainda não tem todos os detalhes sobre o assunto. Em postagem, no dia de hoje, falei sobre o assunto da preocupação com a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Estou no twitter: @lulavilar