Chã P. Boca M.,Palmei,Capela,Penedo,Pão A,Viçosa e outras

05/12/2014 08:27 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira de Lima

Chã Preta – política 

Deputado federal, Chico Tenório que agora em outubro se elegeu deputado estadual, tem sido um braço forte nas ações voltadas para a região do Vale do Paraíba. Tem suas bases eleitorais na cidade de Chã Preta, município que a  esposa Rita chegou a ser prefeita na gestão passada. “O nosso compromisso é por uma Alagoas melhor” confessa Chico prometendo uniformizar seus trabalhos com projetos e tudo mais  na Assembleia Legislativa para os 102 municípios alagoanos.  

Viçosa

A Câmara de Vereadores aprovou essa semana, projeto de Lei que decepa por completo a onda de nepotismo no serviço público municipal. Seu conteúdo é amplo: disciplina o exercício de cargos, empregos e funções por parentes, cônjuges e companheiros de prefeito, vice-prefeito, vereadores e de servidores investidos em cargos de direção e assessoramento, no âmbito dos órgãos dos poderes executivo e legislativo.

Capela

As festividades religiosas voltadas para Nossa Senhora da Conceição completam nesta sábado, oito dias, cujos encontros com rituais de benção e graças; além de manifestações culturais voltadas para a Igreja, acontecem todas às noites na Igreja Matriz da cidade. A Santa é a padroeira de Capela, e neste final de semana  ganha maior dimensão, face a culminância da data oficial que será na segunda-feira, onde haverá a grande e tradicional procissão.

Boca da Mata

O ex-prefeito Zé Tenório que chegou a comandar o município por dois mandatos seguidos está se organizando, a fim de voltar ao batente político na próxima eleição. É tido em Boca da Mata como o maior opositor do prefeito Gustavo Feijó. Tem afirmado aos amigos, que hoje seu principal cabo eleitoral, tem sido a desastrosa  administração do atual governo bocamatense.

Palmeira dos Índios

Prefeito James Ribeiro tem sido alvo de severas críticas pela sua forma de administrador. Sua atitude se alia ao presidente da Câmara, vereador Salomão, que covardemente esta semana mandou retirar os repórteres que cobrem o dia-dia da Casa, oportunidade em que havia uma polêmica sessão para tratar de possível reajuste dos professores, categoria que vem clamando pela sua valorização.  É lamentável a situação vivenciada hoje pelo povo palmeirense, sobretudo diante desses gestores públicos que chegaram ao poder, sem a menor qualidade de ocupar tal função.

Penedo / Pão de Açúcar

Essas duas cidades banhadas pelo rio São Francisco se transformam a cada final de ano e começo do próximo. Tudo por conta da Festa de ‘Bom Jesus dos Navegantes’ evento marcante que já varou um século de existência. Um detalhe: para este ano, os prefeitos, Március Beltrão (Penedo) e Jorge Dantas (Pão de Açúcar) já adiantaram que por medida de contenção de despesas não haverá contratação de peso no que se refere a show musical. Para tapar o buraco prometem investir na atrações da casa.

Caminhão pipa

Pelo menos 300 carros-pipa, dos mais de 700 que atuam em Alagoas, estão com o alvará na iminência de vencer e serão inspecionados até o dia 20 deste mês por técnicos da Vigilância Sanitária Estadual (Visa). Em média 20 caminhões por dia estão tendo os tanques fiscalizados desde  quinta-feira no Batalhão Florestal em Satuba. A ideia é verificar as condições dos tanques que transportam água potável para os municípios, sobretudo do sertão e, caso cumpram com os itens exigidos pela vigilância, terão os alvarás sanitários renovados por mais um ano.

 Caminhão pipa / regra

A inspetora sanitária em Serviços de Saúde da Vigilância Sanitária Estadual, Rita Lobo, afirmou que, para obter a renovação do alvará, os pipeiros devem ter caminhões com tanques sem pontos de oxidação; mangueira com bocal de alimentação com tampa hermeticamente fechada; o nome água potável escrito; a inscrição da capacidade de litros; tanque construído com aço inox; borracha de proteção que veda a abertura do tanque (para não perder água), a tinta atóxica, entre outras normas exigidas pelo órgão.

Penedo

Esta semana o MP/AL, através da 2ª Promotoria de Justiça de Penedo, expediu um documento que recomenda a Prefeitura que não invista recursos do erário na restauração do Matadouro Público, nem na possível construção de uma unidade nova. A notificação ocorreu com base em uma investigação iniciada em 2012. Com a justificativa elencada em 12 itens. Como resultado de Inquérito Civil Público, o órgão ministerial chegou ao consenso que a atividade de abater animais é única e exclusiva da inciativa privada. Se essa onda pegar!

Penedo/ argumento

 “A questão dos Matadouros é um problema que está causando transtornos em vários municípios de Alagoas. Essa decisão do MP/AL para Penedo vamos seguir. Entendo que a decisão foi baseada em Inquérito Civil Público. Pretendo seguir regue o documento; porém, isso não impede que a Prefeitura ajude os comerciantes de carnes”, disse o prefeito Marcius Beltrão

Matriz de Camaragibe

Assim como nas demais cidades alagoanas, a violência anda sem controle também lá em Matriz. Na quinta-feira à noite, uma farra sem limite num bar em pleno centro da cidade resultou no assassinato do sargento da PM, José Luiz da Silva, 47 anos.  A cena por sinal foi registrada em frente ao Grupamento de Polícia Militar. Ele perdeu a vida com dois disparos no peito, após discutir com Manoel Antônio da Silva, conhecido por Toinho da Matriz. A informação é de que o sargento teria dado duas coronhadas no Toinho, momento em que a sua arma caiu; aí o assassino pegou a pistola para praticar o ato criminoso. A confusão foi gerada devido som alto de automóvel.

Chã Preta / Viçosa

Neste sábado,  a Ascumpet e seu Ponto de Memória Pedro Teixeira da Chã Preta com o Instituto Brasileiros de Museus e Ministério da Cultura fazem ações  na comunidade rural de Dourada, que fica no município de Viçosa. Haverá exposições, debates e palestras sobre o associativismo rural, focado no projeto ‘Memórias Brasileiras’. Já realizaram ações em Chã Preta, Quebrangulo e na próxima terça será em Maceió.

Santana do Mundaú

A cultura nordestina esteve  presente  no último domingo em Santana do Mundaú, terra da laranja lima. É que lá aconteceu o I Encontro Interestadual de Poetas. O evento reuniu poetas de AL, PE e SE.  A literatura de cordel foi o ponto alto das apresentações, segundo Pedro Soares, o “Pedão de Santa Luzia do Norte”. Ele  também é autor e poeta e fez apresentações de várias obras, inclusive como cantor e compositor.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..