Conversei com o deputado federal Maurício Quintella (PR) sobre os espaços que caberão ao seu partido na próxima composição de legislatura da Câmara de Deputados. Como antecipou o blogueiro Bernardino SoutoMaior - aqui no CadaMinuto - o parlamentar pode ser o líder do PR no Legislativo de Brasília. 

De acordo com Quintella, de fato as “conversas estão bem encaminhadas”. Todavia, Quintella teve, durante o último mandato, uma postura de independência em relação ao governo federal da presidente Dilma Rousseff (PT), enquanto seu partido permanecia na base. 

Foi assim - por exemplo - quando cobrou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o escândalo envolvendo a Petrobras. Quintella chegou até a criticar o presidente da Câmara de Deputados, Henrique Alves (PMDB). 

Se ocupar um cargo na Mesa Diretora - pois também há esta possibilidade - terá como manter esta postura de independência em relação ao governo. Se for indicado para a liderança do partido, a tendência é que o PR marche com a base do PT na Câmara de Deputados. 

“O PR ainda está tratando da questão do governo. Se for o líder devo conduzir o partido naquilo que for decidido, conforme a posição da legenda”, colocou Maurício Quintella. O cargo que caberá ao PR na Mesa Diretora ainda não se sabe, mas as conversas já se iniciaram para a “montagem” do próximo comando da Câmara de Deputados. 

Como já noticiado neste blog, em relação à presidência há uma disputa entre o PT e o PMDB. O PMDB quer comandar tanto o Senado Federal, quanto a Câmara de Deputados. Na próxima legislatura, o PR terá 34 deputados federais. O espaço do partido será definido por estes nomes. Quintella se articula para uma eleição que deve ocorrer apenas em janeiro do ano que vem. 

O parlamentar - em entrevista a este blogueiro - avaliou que como líder do PR na Câmara terá como ajudar mais Alagoas em função da posição que ocupará.

Estou no twitter: @lulavilar