Era tida como certa - nos bastidores políticos - a candidatura do conselheiro Luiz Eustáquio Toledo para a presidência do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL). Seria, inclusive, um “prêmio” diante do fato dele se aposentar no próximo ano, cabendo então uma disputa pela vice-presidência do órgão. 

No entanto, contrariando as expectativas, Luiz Eustáquio Toledo não se inscreveu para concorrer ao cargo. Ele mira na Corregedoria. Na disputa pelo comando da Corte de Contas - ou o Palácio de Vidro da Avenida Fernandes Lima, como é conhecido - está o atual presidente Cícero Amélio. 

Ele concorre ao cargo em meio a denúncias feitas pelo Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas, como já relatou este blog que questionam ações de sua atual gestão. Além de Amélio, concorrem ao cargo de presidente a conselheira Maria Cleide e o conselheiro Otávio Lessa. 

Maria Cleide já foi deputada estadual e é esposa do ex-deputado estadual Celso Luiz, o que atrai olhares externos para dentro da disputa do Tribunal de Contas do Estado. O deputado estadual Antônio Albuquerque (PRTB) também terá motivos para prestar atenção no Tribunal. A conselheira Rosa Albuquerque - irmã do parlamentar do PRTB - concorrerá ao cargo de vice-presidente.

Com o regimento permite, há candidatos que concorrem à presidência que também se inscreveram para outros cargos. É o caso de Cícero Amélio que se inscreveu para todos em disputa. Maria Cleide também concorre à Corregedoria e para a vice-presidência. 

Um outro cargo em disputa é a direção da Escola de Contas Públicas. O conselheiro Anselmo Brito disputa este cargo para o qual Cícero Amélio também está inscrito. As eleições ocorrem no próximo dia 15 de dezembro. 

Uma disputa acirrada pela presidência - atualmente - se dá entre Maria Cleide e Otávio Lessa.

Estou no twitter: @lulavilar