A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) publicou uma portaria, no Diário Oficial desta segunda-feira (01), com os nomes dos representantes alagoanos que irão compor o grupo técnico para o enfrentamento do vírus Ebola. A medida é recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que determinou Estado de Emergência Sanitária Mundial, com a finalidade impedir a expansão do vírus.
No Brasil não foi confirmado nenhum caso de Ebola, no entanto, um caso suspeito de um o homem de 47 anos, procedente da Guiné, chamou a atenção das autoridades brasileiras e das medidas adotadas. Após a realizações de exames a contaminação do vírus foi descartada. Na portaria, a Sesau explica que o Ministério da Saúde e o Estado de Alagoas necessitam dispor de informações epidemiológicas atualizadas para identificar precocemente as emergências de relevância estadual ou nacional.
“Considerando que a identificação, investigação e elaboração de respostas a esses tipos de agravos, extrapolam muitas vezes, a capacidade de resposta técnica e/ou operacional do Estado de Alagoas, mesmo com a intervenção direta da Secretaria do Estado da Saúde, com o indispensável apoio do Ministério da Saúde, e, em especial, a situação atual de emergência sanitária, de relevância mundial”, reforçou a Sesau.
Confira os nomes dos membros do grupo: do Gabinete do Secretário: Antonio de Padua Cavalcante; Da Superintendência de Vigilância à Saúde: Sandra Tenório Accioly Canuto; Do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde: Marlene de Souza Lima; Do Laboratório Central de Saúde Pública: Celi Silva do Nascimento; Da Diretoria de Vigilância Epidemiológica: Cleide Moreira da Silva; Da Diretoria de Vigilância Sanitária: Edivânia Maria Salvador Lima Santos; Da Diretoria de Vigilância à Saúde do Trabalhador: Carlos Eduardo Lyra Filho; Da Diretoria de Atenção Hospitalar e de Urgência: Rogério Barboza da Silva.
Todos os escolhidos não receberão remuneração adicional pelo desenvolvimento atividade.