Com a justificativa de que deseja reunir os melhores nomes para sua equipe, o governador eleito Renan Filho (PMDB) já adiantou que os seus secretários somente serão conhecidos nos dias que antecedem sua posse. Mas o peemedebista já sacramentou sua primeira decisão esse respeito, neste último fim de semana. Renan Filho escolheu o jornalista, chargista e ativista político Ênio Lins para ser o secretário de Comunicação do Estado em seu governo.

A notícia será dada ao longo desta segunda-feira (24) pela Equipe de Transição de Governo. Ênio Lins será convidado para compor o grupo da transição que trabalha no 14º andar do Edifício Barão de Penedo, no Centro de Maceió. E, logo em seguida, será oficialmente anunciado como o primeiro secretário escolhido por Renan Filho.

O que pesou na definição do futuro secretário foi o repertório de qualidades técnicas e o caráter do jornalista Ênio Lins, que lhe permite ter bom trânsito em todos os segmentos da sociedade alagoana.

Além disso, Ênio é um profissional respeitado, experiente e recebeu a aprovação do governador eleito pela sua atuação como coordenador de comunicação da campanha eleitoral do filho do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).

“Ele funcionou na campanha como um articulador da comunicação, é uma pessoa que pode ajudar no campo da política, conhece muito Alagoas e terá uma grande importância para o governo. Ênio Lins conta com a total confiança do governador Renan Filho”, disse o portador da notícia repassada para o Blog no fim da noite de domingo (23).

O perfil do “camarada”

Para entender a dimensão do bom trânsito de Ênio Lins, basta relatar seu campo de atuação no mercado e na militância política. Ele trabalha desde 1996 como jornalista e chargista da Gazeta de Alagoas, onde exerceu função de coordenador de conteúdo deste jornal diário da família do senador e ex-presidente da República, Fernando Collor (PTB).

Integrante da Executiva Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Alagoas, Ênio ainda coordena a comunicação da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas desde 2001. E também foi nomeado pelo atual governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) como integrante do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes).

Em suma, Ênio exerce um bom diálogo tanto com seus "camaradas" comunistas, apoiadores do governo de Lula e Dilma, quanto com a oligarquia do açúcar do Estado. E também é tratado com consideração pelo atual governador Teotonio Vilela, e pelo seu atual patrão Fernando Collor, inimigo político do governador tucano.

Nas últimas semanas, o escolhido de Renan Filho para comandar a Comunicação do futuro governo participou ativamente do agendamento de entrevistas do governador eleito. E vem mantendo uma postura de ponderação diante de especulações e da iminente mudança de rumos na vida profissional, a partir de janeiro, quando completa 58 anos de idade.

Ênio Lins precisa e deve exigir liberdade total para estabelecer parâmetros democráticos nas relações entre a comunicação institucional do governo e a imprensa de Alagoas.

Neste aspecto, o escolhido de Renan Filho já tem a aprovação e o respeito de colegas de redação e de empresários de veículos de imprensa e da publicidade em Alagoas.

A notícia tranquiliza estes setores e, principalmente, a sociedade, que exigirá, acima de tudo, transparência das ações do futuro governo.