Nesta quarta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, o Centro de Maceió recebe a segunda edição do projeto Saurê Palmares, uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Com programação diversificada, a ação reúne, a partir das 15h, apresentações musicais, grupos tradicionais de matriz africana, rodas de capoeira, exposições, oficinas e comércio de produtos artesanais com temática afro.

Às 15h, a movimentação será em pleno centro comercial que ficará mais atraente com a beleza da cultura afro-brasileira expressa nas apresentações das bandas Afrodara e Afro Afoxé, do Afoxé Ofá Omin, do grupo Ginga Terapia, do Coco de Roda do Grupo Folclórico Ganga Zumba e do Maracatu Raízes da Tradição. Eles se apresentam em tablados montados em três pontos do calçadão – Rua Boa Vista, proximidades da Igreja do Livramento e do antigo Produbam – em sistema de rodízio onde todas as atrações passam por todos os palcos.

Continuando as homenagens, a Praça Palmares receberá, a partir das 16h, mais atrações. A Orquestra de Tambores, Toni Edson, Banda Afro Mandela e Afoxé Odô Iyá representarão a cultura afro-alagoana no palco do Saurê Palmares. Enquanto isso, na praça, oficinas e exposições reúnem o público para discutir e vivenciar um pouco da cultura herdada dos negros. Para encerrar a festa, o paraibano Chico César sobe ao palco com o show “Aos Vivos”.

“Aos Vivos”

“Aos Vivos” é o mais recente trabalho do cantor Chico César, o DVD produzido na mesma linha do seu meu primeiro CD – gravado ao vivo, apenas com voz e violão, em 1995 pela gravadora Velas incluindo os seus grandes sucessos “Mama África” e “A Primeira Vista”. Na época, o álbum proporcionou ao artista notoriedade nacional, primeiro com sua integração na cena alternativa de São Paulo e depois, a conquista do Brasil e de outros países.

Segundo o próprio Chico César, o repertório de “Aos Vivos” respeita o espírito de certa liberdade irresponsável que já havia no disco. O DVD conta com a participação especial de Dani Black, que participa de algumas músicas tocando violão, guitarra e fazendo vocais.