De acordo com notícia divulgada pelo Congresso em Foco, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB) cancelou a sessão da Comissão Mista de Orçamento - que ocorreu em meio a tumulto - que aprovou a alteração do limite de abatimento da meta fiscal de 2014.
A decisão foi tomada durante uma reunião com o presidente da Câmara de Deputados, Henrique Alves (PMDB), e líderes da base aliada e oposição. Outra reunião deve ocorrer nesta tarde, às 15 horas.
A proposta foi enviada pelo governo há duas semanas. A presidente Dilma Rousseff (PT) tem pressa que o projeto seja aprovado pelo Congresso. A matéria retira o teto limite para o abatimento com despesas do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e das desonerações.
O objetivo é alcançar a meta fiscal prevista para o ano. Uma manobra do governo federal para trocar a economia prevista anteriormente pelo investimento no PAC e pelas intenções tributárias. Para aprovar a matéria dentro da Comissão, o presidente, deputado Devanir Ribeiro (PT), e o relator do projeto Romero Jucá (PMDB) aceleraram a votação para evitar o posicionamento dos oposicionistas.
A oposição saiu da sessão ameaçando recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Diante da possibilidade de uma nova análise da matéria, se optou pelo cancelamento da sessão. A possibilidade de ida ao STF surtiu o efeito esperado.
Estou no twitter: @lulavilar