Os amantes da natureza e especialmente os que defendem a sua preservação e conservação não podem deixar de ter o livro Unidades de Conservação de Alagoas – As Riquezas Protegidas no Território Alagoano. Nas mais de 300 páginas está o registro das 51 áreas legalmente protegidas do território alagoano.
A obra, que é organizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e conta com o registro de profissionais como geógrafos, biólogos, jornalistas, traz a caracterização da flora, da fauna, física e social de cada uma das Unidades. Também está o registro de locais onde há espécies ameaçadas ou animais recém-descobertos em território alagoano.
Em Alagoas existem 42 Unidades de Conservação de Uso Sustentável: oito Áreas de Proteção Ambiental (APAs), uma Reserva Extrativista e 33 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) ou de Proteção Integral. Além de mais nove de Proteção Integral: uma Estação Ecológica, uma Reserva Extrativista, uma Reserva Biológica, um Monumento Natural, duas Reservas Ecológicas (em fase de reclassificação), um Refúgio da Vida Silvestre e três Parques. A gestão de cada uma é de responsabilidade da esfera em que ela é criada: federal, estadual ou municipal.
Além do livro, o trabalho ainda deu origem a um vídeo educativo, um folder descritivo, um livro com breve descrição das Unidades e da legislação pertinente. “Como é a primeira vez que é produzido um trabalho desse tipo em Alagoas, sabemos que ele pode ser aprofundado, mas temos que reconhecer que se trata de uma fundamental iniciativa”, comenta Adriano Augusto, diretor-presidente do Instituto.
No mesmo dia haverá também o lançamento do livro Biodiversidade Recifal e Lagunar do Estado de Alagoas. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 24, durante a abertura do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica, às 19, no teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções Ruth Cardoso.
Serviço
Evento: Lançamentos dos livros Unidades de Conservação de Alagoas – As Riquezas Protegidas no Território Alagoano e Biodiversidade Recifal e Lagunar do Estado de Alagoas;
Data: Segunda-feira ,24
Local: Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções Ruth Cardoso
Hora: 19h (dentro da programação de abertura do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica)