O ex-presidenciável Levy Fidelix - que comanda a legenda do PRTB nacionalmente - pretende articular o partido, desde já, pensando nos próximos pleitos, conforme as informações de bastidores.
Fidelix aposta - por exemplo - em Alagoas (local onde esteve durante a campanha presidencial) como sendo um estado da federação onde o PRTB tem possibilidades reais de eleger vereadores e prefeitos.
Mais uma vez, as articulações ficarão nas mãos do dirigente partidário Adeílson Bezerra (PRTB). Apesar de Cícero Almeida (PRTB) ter enfrentado sérias dificuldades para conseguir chegar na Câmara de Deputados (ele confirmou a vaga nos instantes finais em uma disputa acirrada), a eleição do ex-prefeito foi comemorada pela legenda.
Aliás, Almeida foi o único deputado federal eleito pela legenda, o que chamou ainda mais atenção de Fidelix. Entre os deputados estaduais - em Alagoas - o PRTB elegeu Antônio Albuquerque, Jairzinho Lira e João Beltrão.
Na disputa por 2016, a legenda tem nome no qual pretende investir em Alagoas. Almeida, que pode surgir na disputa pela Prefeitura de Maceió. O deputado federal eleito já comandou o município por dois mandados sendo sucedido pelo atual prefeito Rui Palmeira (PSDB), que partirá para a reeleição.
Uma questão preocupante: o mandato de federal pode afastar Almeida das bases. Há quem defenda articulações para que o parlamentar eleito assuma uma pasta na gestão do futuro governador Renan Filho. Abriria vaga para outro nome do PRTB: Val Amélio.
Estou no twitter: @lulavilar