Conversei, no final da tarde de hoje, dia 18, com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), sobre as mudanças de secretariado ocorridas na administração municipal. Deixaram a gestão Raphael Wong (Meio Ambiente), Cláudia Pessoa (Turismo) e Renata Fonseca (Finanças).
De acordo com informações de bastidores políticos, as mudanças teriam se dado por insatisfações do prefeito Rui Palmeira em relação aos rumos da administração. Palmeira queria buscar - conforme algumas fontes - melhores resultados diante das reclamações que ouvia nas ruas e de alguns servidores.
Venho falando sobre o assunto aqui no blog.
Todavia, em entrevista a este blogueiro, Rui Palmeira negou que tenha sido este o motivo. “Não houve insatisfações. A mudança da Renata Fonseca - por exemplo - se deu porque ela já havia pedido para sair há algum tempo e não tinhamos mais como segurá-la na administração. Então, optei por trocar por Gustavo Novaes, que estava na Slum (Superintendência Municipal de Limpeza Urbana)”, salientou.
Rui Palmeira destaca que - em sua visão - Novaes fazia um bom trabalho na Slum, mas estava sendo sub-utilizado “diante de sua competência técnica”. “É um gestor com experiência e diante do trabalho que vinha realizando na Limpeza Urbana mostrou que poderia ser melhor aproveitado em outra área. Foi uma opção técnica”.
O chefe do Executivo municipal teceu elogios a Renata Fonseca e afastou a possibilidade de insatisfações com o planejamento financeiro do município. “Ela fez um bom trabalho na pasta e queria retornar para o Sebrae. Ela deu uma grande contribuição. Os problemas financeiros não são em função de secretário, mas do momento que o país vive. Houve queda do Fundo de Participação Municipal”, frisou.
Palmeira ainda complementou: “diante do momento em que o país vive, com a economia deste jeito, as pessoas deixam de consumir e isto afeta o município em suas principais receitas, como o que vem do ICMS e do ISS. Infelizmente, é o momento que a nação vive e que afeta as cidades. A estagnação econômica. Mas o trabalho feito pela Renata Fonseca foi um excelente trabalho”.
O prefeito não entrou em detalhes sobre as demais pastas, mas disse que até o próximo dia 30 deve indicar os novos secretários para assumirem o Meio Ambiente e Turismo. De acordo com ele, estas serão as únicas mudanças feitas neste ano. Rui Palmeira não descartou novas substituições de secretários no ano de 2015.
Questionei o tucano se as mudanças tinham um cunho de ajustes visando já o processo eleitoral de 2016. “Cada coisa a seu tempo”, respondeu. “A perspectiva para 2015 é ajustar a prefeitura e cortar gastos diante do momento econômico. Será um ano difícil e precisamos pensar nos projetos da administração. Não penso em eleição agora. Cada coisa de uma vez”, complementou.
Em função do ano que se avizinha, a prefeitura já reduziu comissionados e o prefeito chegou a cortar o próprio salário e de secretários.
Rui Palmeira classificou as mudanças como “naturais de uma gestão”. Ao falar do Meio Ambiente - pasta que era ocupada por Wong, que foi uma indicação do deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedade) - o tucano disse que aguarda que o nome seja apresentado pelo Solidariedade, reforçando que a parceria com Caldas está mantida na gestão municipal.
Em relação ao Turismo, como antecipou o jornalista Davi Soares, há possibilidade de Daniela Novis - secretária estadual de Turismo - assumir a pasta substituindo Cláudia Pessoa. A informação não foi confirmada oficialmente.
Estou no twitter: @lulavilar