Uma matéria publicada pelo CadaMinuto Press chamou atenção da sociedade para as faltas dos vereadores por Maceió. De autoria do jornalista Davis Soares - que responde pela editoria-geral do veículo - a reportagem mostra que os edis faltaram 843 vezes neste último ano.
A quantidade de faltas já coloca em risco o mandato de muitos vereadores. Como coloca Davi Soares, em seu blog, já existe uma movimentação de suplentes que pretendem buscar os mandatos na Justiça, com base no que foi revelado pelo jornal.
O campeão de faltas é o peemedebista Antônio Holanda, com 77 ausências. Até o líder do prefeito Rui Palmeira (PSDB), o vereador Eduardo Canuto (PV), consta entre os mais faltosos. Maiores informações sobre as faltas dos nobres edis podem ser encontradas aqui.
Davi Soares também fala sobre a mobilização dos suplentes. O assunto se encontra aqui.
Porém, não é apenas aqueles que possuem uma perspectiva de assumir mandatos que se encontram revoltados com a situação da Câmara Municipal de Maceió. O Movimento Brasil Livre pretende realizar um protesto - amanhã, dia 19 - contra os edis que não comparecem às sessões da Casa de Mário Guimarães.
O Movimento - que foi o responsável pela manifestação contra os atos de corrupção da Petrobras em todo o país, incluindo Maceió - já tem dado mostras de sua força em todo Brasil. Ao que tudo indica, o Movimento Brasil Livre também passa a “comprar” algumas brigas locais no sentido de cobrar maiores explicações dos eleitos para cargos políticos.
O ato será, às 14 horas, na Praça Deodoro, em frente ao prédio-sede da Câmara Municipal de Maceió. Na convocação - feita por redes sociais - a organização do evento destaca: “faremos uma manifestação na Câmara de Vereadores de Maceió, devido ao descaso com seus respectivos mandatos. Os vereadores abaixo deixaram de comparecer em mais de 50% das sessões deste ano! Levantamos nossas vozes. São eles: Antonio Holanda (PMDB), Maria Aparecida Augusta (PRTB), Eduardo Canuto (PV), Simone Andrade (PTB), Galba Netto (PMDB), Fátima Santiago (PP), João Luiz (DEM) e Kelmann Vieira (PMDB)”.
Estou no twitter: @lulavilar