A saída da secretária de Turismo de Maceió, Cláudia Pessôa, fecha um ciclo de trabalho reconhecido pelo setor turístico, que foi capaz de superar as divergências políticas e fazê-la transcender entre o mandato do ex-prefeito Cícero Almeida (PRTB) e o do atual prefeito Rui Palmeira (PSDB). Assim como manda a tradição no setor, caberá ao Trade Turístico indicar um nome para substituí-la. E o nome mais forte até agora para a sucessão é o da atual secretária de Turismo do Estado, Danielle Novis.

A secretária do governo de Teotonio Vilela Filho (PSDB) também agrada bastante ao setor turístico de Maceió. E as principais ações das pastas do Turismo do Estado e de Maceió têm sido realizadas em parceria.

Tal característica proporcionou a boa avaliação das gestões de Novis e de Pessôa não apenas os méritos individuais, mas muito por conta das ações conjuntas das duas secretarias. O principal feito neste sentido foi o que impulsionou a inclusão de Maceió no calendário nacional das grandes festas de Ano Novo, que vêm agradando a públicos diversos, nos últimos anos.

A continuidade e melhoria das ações em prol do Turismo da capital seria o objetivo do Trade de fazer Danielle Novis seguir um rumo parecido com o que experimentou sua colega Cláudia Pessôa, ao se manter atuando nesta política pública, apesar do final de um governo.

Mas a decisão ainda não foi tomada. E ainda deverá passar pela avaliação do prefeito Rui Palmeira, que não discutiu parceria alguma com o governador Teotonio Vilela Filho, pelo menos a respeito da substituição da secretária municipal, que continua no cargo à espera desta definição, para realizar a transição.