Quase duas semanas depois, a greve dos servidores municipais de Maceió foi encerrada na manhã desta segunda-feira (17), em assembleia realizada no Clube Fênix. Com o pagamento de progressões referentes a 2012 e 2013, além de outras demandas atendidas, os funcionários públicos retomam suas atividades.

Segundo o presidente do Sindicato do Servidores Públicos do Município de Maceió (Sindspref), Sidney Lopes, o acordo foi fechado, principalmente após o pagamento de progressões que está sendo feito desde o final de semana.

“O pagamento das progressões referentes a 2012 e 2013 está na conta desde o último sábado para uma parte e continuará sendo feito nos próximos dias para os demais”, afirmou.

Já as progressões referentes ao ano de 2014, os servidores terão de esperar o término do ano, mas já tem data de pagamento. Os meses de janeiro, fevereiro, março e abril estarão reservados para o pagamento dos débitos com os servidores municipais.

Sidney Lopes confirmou ainda, que os servidores que aderiram a greve não serão prejudicados, tanto por faltas, quanto por bonificações. “A prefeitura confirmou que as faltas serão abonadas e as gratificações serão pagas normalmente”, disse.

Finalizada a greve, os servidores voltam a atividade normal após 11 dias paralisados. Neste período, a classe criticou de forma dura o prefeito de Maceió Rui Palmeira, que respondeu afirmando que propostas foram feitas e o funcionários públicos não aceitaram.

Além disto, várias manifestações foram feitas no Centro de Maceió, com destaque para a invasão da Câmara de Maceió.