Igreja Nova, de cara nova
Devido o afastamento por ordem judicial ocorrido essa semana do prefeito de Igreja Nova, José Augusto, o Guto, quem tomou posse na manhã desta sexta-feira, na Câmara de Vereadores, foi o vice-prefeito Manuel Mateus. O titular foi colocado para escanteio por alguns dias enquanto se apura o caso, pelo simples fato de ter agido como parceiro concedendo por empréstimo uma máquina retroescavadeira pertencente ao município para a Usina Marituba. Manuel Mateus o novo prefeito, muito mal sabe escrever seu nome. Guto recorreu da bronca e espera uma decisão da Justiça na próxima terça-feira.
Igreja Nova – caso banal
Na verdade a Justiça deveria se preocupar com outras coisas; até porque a Usina gerar emprego e renda para a região; e no acordo dessas máquinas que são doadas pelo governo federal -discretamente como “campanha” do PT- diz que o maquinário é para servir o município de um modo geral, sobretudo na abertura de estradas e outros procedimentos voltados para o escoamento de produtos focados no desenvolvimento econômico. Agora se a indústria pertencesse a outro município, até que fazia sentido essa atitude da Justiça.
Canapi- eleição
O ex-deputado Celso Luiz que já foi presidente da Assembleia Legislativa e também presidiu o CRB e hoje é prefeito de Canapi, afirma que decidiu agora disputar a eleição da Associação dos Municípios (AMA), atualmente dirigida pelo prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, que de forma antecipada já disse que vai para a reeleição. Celso é do PMDB e faz parte do grupo de Renan Calheiros. A eleição ocorrerá no início de janeiro do ano vindouro.
Boca da Mata – eleição
Outro prefeito que se manifestou essa semana em disputar a eleição da AMA foi o de Boca da Mata, Gustavo Feijó, que também preside a Federação Alagoana de Futebol. O polêmico Feijó inclusive citou seu grupo de apoio. A relação é essa: Maykon Beltrão (Feliz Deserto) George Sarmento (São Miguel), Zezeco (Barra de São Miguel), Cristiano Matheus (Marechal), Remi Calheiros (Murici), Paulo Acioly (Satuba), Wladimir Brito (Roteiro) e José Augusto (Anadia). Segundo Gustavo Feijó “essa é uma composição forte, focada em atender as solicitações dos municípios".
Girau do Ponciano
A Prefeitura tem assistido mais de 60 escolas pertencente a sua rede de ensino; e o grande orgulho do prefeito Fabinho Aurélio são os investimentos que estão sendo feitos ao longo desses pouco mais de 22 meses de governo. Afirma o gestor, que os professores têm recebido uma auto-estima; assim como os alunos que recebem motivações participando de eventos culturais e esportivos; além de transporte e uma boa qualidade de merenda. Outros que não são da rede municipal, dispõem de transportes para assegurar seus deslocamentos para Arapiraca, a fim de fazer faculdade e cursos técnicos.
Marechal- Cesmac
O Cesmac promove de segunda a sexta-feira da próxima, o IV Simpósio de Medicina Veterinária. Será no município de Marechal Deodoro, onde funciona a sua Clínica Escola de Medicina Veterinária. A programação conta com palestras e minicursos. Entre os temas a serem discutidos estão: Transplante de célula tranco em cães e gatos; marketing pessoal na Medicina Veterinária; noções sobre transferência de embriões em bovinos; e técnica de coleta de material biológico em aves selvagens.
Rio Largo
As mães riolarguenses têm um grande motivo para comemorar neste final de semana. É que nesta sexta-feira, foi assinada uma ordem de serviço, que vai garantir a construção de cinco creches. “Isso demonstra o nosso compromisso efetivo com todo o povo” disse emocionado o prefeito Toninho Lins, prometendo estender obras e mais obras para os setores do município. Na cerimônia de assinatura que estava por lá foi o federal Maurício Quintela, o homem que viabilizou os recursos.
Prêmio
O diretor presidente Asplana, Lourenço Lopes, foi homenageado na noite da última quinta-feira, como “Líder do Ano” no prêmio MasterCana Norte/Nordeste 2014, em Recife/PE. O evento reuniu cerca de 180 dos mais importantes representantes da cadeia produtiva sucroenergética do Nordeste. Entre os destaques, a cerimônia contou com peculiaridade de premiar a primeira mulher presidente de usina no Nordeste, Daniela Petribu Oriá, da Petribu, como “Executiva do Ano”.
Palmeira
O feriado deste sábado – Dia 15 de Novembro, data republicana, os palmeirenses promovem a sua 10ª edição da tradicional cavalgada “Encontro dos Amigos”. Os organizadores vivem na expectativa de reunir pelo menos 1.500 participantes. Tudo começa com um café da manhã na cidade. Depois seguem para um grande trajeto pela zona rural, cujo povoado Buenos Aires será o ponto final. Aí será servido almoço, cachaça e bebidas diferentes, regados de um bom forró-pé-de-serra e apresentações culturais com artistas da região.
Maribondo
Vice-prefeito de Maribondo, Zé Batista, que é cadeirante, está na bronca com a Prefeitura de Maceió. Pede que o órgão fiscalize rigorosamente alguns estabelecimentos comerciais que não cumprem a Lei de Acessibilidade. Ele que também reside na capital, disse que há mais de 11 anos faz compras no Supermercado Cesta de Alimentos, na Feirinha do Tabuleiro, quando vai sempre reza para não precisar do banheiro. Pois o local não oferece a menor condições para que uma cadeira de rodas tenha acesso. “Como é que uma Prefeitura concede um Alvará de Funcionamento para um estabelecimento público desta natureza?” Indagou revoltado. Disse que já perdeu as contas de tantas cobranças com a direção do Supermercado.
Belo Monte
A fiscalização detectou esta semana, que a água distribuída pela Casal da estação de tratamento da cidade de Belo Monte, que fica as margens do rio São Francisco. É que a água não está sendo filtrada e clorada de acordo com as normas vigentes e chega às casas da população sem o devido tratamento legal. A comprovação das irregularidades aconteceu durante visita ao local pela equipe de abastecimento de água da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).
Belo Monte- saúde
A Vigilância Sanitária da Sesau também participou da fiscalização e notificou a Casal. “A Companhia terá oito dias para explicar o porquê da estação funcionar sob aquelas condições. Além disso, ela será obrigada a montar a infraestrutura necessária para o devido tratamento da água. A população não pode continuar sendo prejudicada”, explicou Marcos Araújo, inspetor sanitário da Sesau.