A movimentação – como foi antecipado ontem pelo blog – na disputa pela presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) já iniciou. As eleições ocorrem apenas no final de janeiro, mas já existem três grupos que trabalham nos bastidores.

Um deles é comandado pelo atual presidente, o prefeito de Pão de Açúcar Jorge Dantas (PSDB). Dantas confirmou, em entrevista com este blogueiro, que é candidato à reeleição. De acordo com ele, a ideia é manter a mesma chapa que foi eleita para o biênio 2013/2014.

Jorge Dantas – portanto – quer repetir a dobradinha com o prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB). Na primeira eleição, Beltrão foi a cabeça da chapa e o acordo era que ele comandasse a AMA por um ano e no ano seguinte (como ocorreu), Dantas assumiu o cargo.

Agora, só teria a inversão. O candidato seria Dantas e Beltrão estaria na chapa como vice. O prefeito de Pão de Açúcar comandaria  AMA no ano de 2015. Marcelo Beltrão assumiria em 2016 (ano das eleições municipais). 

“Eu sou candidato à reeleição, dentro de um acordo com Marcelo Beltrão, como ocorreu anteriormente”, salientou o prefeito tucano. Os outros dois possíveis candidatos – segundo os bastidores políticos – é o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PMDB) e o prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB).

Historicamente, a disputa pela AMA se resolve nos bastidores, se trabalhando um consenso para a chapa única. Indaguei a Jorge Dantas se havia espaço para acordos neste sentido, ele disse que ainda é cedo. “A eleição ocorre apenas no final de janeiro. Até lá, teremos muitas conversas. No meu caso, qualquer acordo tem que envolver, além de mim, o prefeito Marcelo”, destacou.

A AMA é uma importante entidade política no Estado. Na disputa pela presidência, o governador acaba tendo um peso importante, bem como os senadores da República. O futuro governador Renan Filho (PMDB) ainda não mostrou suas preferencias em relação a esta disputa, apesar de existirem peemedebistas no jogo. 

Estou no twitter: @lulavilar