O prefeito peemedebista de Canapi, Celso Luiz, confirmou a informação que foi divulgada pelo blog no dia de ontem, 13. Ele é candidato à presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) em contraponto à reeleição do prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB).
Celso Luiz foi enfático: “não há acordo em gabinetes. Tem que haver debates. A AMA tem que ser discutida com os eleitores que são os prefeitos. Não há acordo. Nós vamos é para a disputa. Inclusive, eu estranho essa entrevista em que já se fala de acordo fechado”.
De acordo com Celso Luiz, a pré-candidatura está posta para ser discutida com a base. Questionei ainda o prefeito de Canapi sobre a possibilidade de uma candidatura de um outro peemedebista, o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus. “Não se trata de uma questão partidária. Discutiremos isto é com os eleitores da AMA que são os prefeitos”, respondeu.
“O que eu acho um absurdo é discutir chapa sem ouvir a base. Nós já temos apoio de diversas prefeituras como Feira Grande, Taquarana, Matriz de Camaragibe, Joaquim Gomes e São José da Laje. Um grupo com apoios em todas as regiões”, frisou.
A disputa pela AMA se dá – oficialmente – em janeiro, quando ocorrem as eleições. Todavia, como se percebe, as movimentações de bastidores já são intensas. Historicamente, destas mobilizações sempre resultou consensos de construção de chapa, apresentando um nome único. Ao que tudo indica – pelas falas de Celso Luiz – isto não vai ocorrer desta vez.
Parece que há dois lados definidos: o prefeito Celso Luiz (com seu grupo) e do outro Jorge Dantas, com seus apoios. Dantas ainda pretende – conforme entrevista concedida a este blog – repetir a dobradinha com o prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB).
Beltrão foi eleito em 2013 em um acordo com Dantas para o biênio que se encerra em janeiro do ano que vem. Pelo acordo, Marcelo Beltrão presidiu a entidade em 2013 e Dantas ficou com a presidência neste ano. A ideia é repetir a dobradinha. Dantas ficaria em 2015 e Marcelo Beltrão em 2016.
Celso Luiz é do PMDB do governador eleito: o deputado federal Renan Filho. Terá isto peso? É algo que o futuro dirá. Cristiano Matheus – por fim – ainda não confirmou se é pré-candidato ao cargo, mas é mais um dos nomes que circula nos bastidores. Este blog tentou contato com o prefeito de Marechal Deodoro, mas não obteve êxito.
Estou no twitter: @lulavilar