Conversei com o secretario municipal de Meio Ambiente, Raphael Wong, sobre a sua saída da pasta que compõe a Prefeitura Municipal de Maceió. Em entrevista, Wong foi enfático ao afirmar que não há qualquer tipo de “atrito” com o prefeito Rui Palmeira (PSDB).

Afirmou ainda não saber quem vai ocupar o seu lugar. Wong se encontra fora do Estado de Alagoas, cumprindo uma agenda de secretário, mas já retornará fora do cargo.  De acordo com ele, a decisão não o pegou de surpresa. “Já havia conversado com o prefeito há duas semanas e eu mesmo coloquei meu cargo à disposição”.

“Não há nada demais. Não houve problemas, apenas encerrou meu ciclo na pasta. Agora fica a cargo do prefeito nomear o próximo secretário. A saída é uma decisão tranquila”, sentenciou. Indaguei a Raphael Wong se o partido Solidariedade – já que ele faz parte da cota da legenda – permaneceria com a Secretaria de Meio Ambiente, ele resume a resposta em uma única frase: “é uma decisão que caberá ao prefeito”.

Raphael Wong foi o nome indicado pelo deputado estadual João Henrique Caldas (Solidariedade) para assumir o comando do Meio Ambiente no início da gestão de Rui Palmeira. Calda foi o deputado federal eleito mais votado agora em 2014. Nos bastidores, ele é apontado como um possível candidato à administração municipal em 2016. Todavia, a decisão – conforme os próprios bastidores políticos – não passou por esta questão.

Segundo fontes, há uma insatisfação de Rui Palmeira com algumas pastas que não atenderam ao que era esperado e – por esta razão – o chefe do Executivo municipal estuda outras mudanças. Renata Fonseca – por exemplo – também deixa a Finanças e pode acontecer mais “danças de cadeiras” não apenas no primeiro escalão.

Palmeira pensa em uma espécie de “reforma administrativa” para 2015. É um ano importante para a administração. É preciso colher e mostrar resultados até por conta das eleições de 2016.

Ainda sobre a saída de Wong, a jornalista Vanessa Alencar falou com João Henrique Caldas. Ele negou qualquer atrito com o prefeito e disse que segue apoiando a administração municipal, mas também não falou sobre indicações. JHC – como é conhecido – disse não pensar em eleição em 2016 e que seu foco é o mandato na Câmara de Deputados. Por sinal, ele já começou a trabalhar por lá, como adiantou o blog. 

Estou no twitter: @lulavilar