Tudo indica – conforme bastidores – que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), deve promover uma ampla mudança em seu secretariado. Dois nomes já estão de saída: a secretaria de Finanças, Renata Fonseca, e o secretário do Meio Ambiente, Raphael Wong.

Estas informações foram confirmadas. No entanto, as mudanças não devem ficar apenas nestas. Segundo uma fonte da administração municipal, se fala da saída também de outros titulares. Um dos “cotados” para deixar a administração – a informação é extraoficial, vale ressaltar! – é a titular do Turismo, Cláudia Pessoa.

As informações sobre mudanças surgem em meio a crise enfrentada com os servidores municipais, em função da greve.  Sobre a saída de Renata Fonseca e Raphael Wong, confirmei a informação com o secretário de Comunicação, Clayton Santos.

A exoneração dos secretários deve ser publicada até sexta-feira, dia 14, no Diário Oficial.  Estas são as únicas – repito! – informações confirmadas oficialmente. Santos diz não saber ainda de mais mudanças previstas.

Ainda nos bastidores se comenta a saída de Roberto Fernandes (Infraestrutura),  Ana Dayse (Educação) e Sylvania Medeiros (Saúde). Mas creio ser falsas especulações. Dificilmente – conforme apurou o blog – estes deixarão a equipe de Rui Palmeira.  É o que se pode apurar dentro da Prefeitura Municipal de Maceió.

As exonerações não atingirão apenas o primeiro escalão e podem ainda resultar em remanejamentos. Mudanças internas devem ocorrer na pasta da Saúde, que foi alvo de duras críticas – no dia de ontem, 11 – na Câmara Municipal de Maceió.

Uma pergunta que ainda não foi respondida: qual a intenção de Rui Palmeira com as mudanças? O que o prefeito detectou de errado? Qual será a real extensão de efeitos desta dança das cadeiras?

O ano de 2015 promete ser um ano difícil para Rui Palmeira. Além das questões financeiras, será a época de mobilização dos grupos adversários para tentar emplacar lideranças para o ano de 2016, quando Rui Palmeira parte para a reeleição. 

Estou no twitter: @lulavilar