No próximo dia 16 de novembro a Praça Centenário vai reunir pessoas que conseguiram se redescobrir ao aceitar os cabelos cacheados e também interessados em saber um pouco mais da cultura negra. O Encrespa Geral Maceió chega a sua terceira edição e vai contar com palestras, oficinas, música e outras atividades.

O projeto Amigas Cacheadas na Estrada se tornou em 2013 no Encrespa Geral para se expandir para outras cidades do país. Na capital alagoana o primeiro evento aconteceu em um shopping da capital. O segundo aconteceu na Praça Centenário e reuniu um número maior de meninas.

No próximo dia 16 as atividades terão início às 9 horas com uma palestra de abertura ministrada por Tamires Melo, organizadora do evento em Maceió. A programação segue com depoimentos sobre a experiência da transição capilar, além da apresentação de um grupo de capoeira feminina.

Também acontecerão oficinas de bonecas Abayomis, de turbantes e apresentações musicais. O encerramento fica por conta da banda Coletivo Afro Caeté.

Em julho, o CadaMinuto entrevistou Tamires e integrantes de um grupo nas redes sociais que assumiu os cachos e vem promovendo discussões mais aprofundadas sobre preconceito, aceitação e aspectos sociais.

Leia mais: Da aceitação à identidade: cabelos crespos ganham adeptas e grupo nas redes sociais

“O Encrespa geral tem como objetivo central, fortalecer a autoestima através do incentivo a utilização do cabelo natural, entretanto não intervindo na analogia cultural de seus envolvidos. Sua proposta principal é criar reflexão sobre a autoafirmação individual e de tal modo interagir e difundir em diversos costumes e tradições por meio de palestras, debates e oficinas”, explicou a organizadora do evento.

A programação completa e mais detalhes sobre o evento podem ser conferidos na página do Facebook https://www.facebook.com/events/1548700505341611/?fref=ts