Berço cultural de Alagoas, o município de Marechal Deodoro, no Litoral Sul, guarda tesouros revelados em seus casarios, ruas seculares, monumentos, museus e na música, literatura, artesanato... A cidade, terra de Marechal Deodoro, o primeiro presidente do País, é o que se pode chamar de um lugar que respira cultura desde a infância e segue de geração em geração. Vem “de berço”, de fato, o amor pelas artes. Mas os talentos também são incentivados. Quem às vezes nunca pensou que teria o dom musical, literário, artesanal, acaba descobrindo-se como um artista.

É o caso de um grupo de estudantes, que cursam o 8º e 9ª anos na rede municipal de ensino de Marechal, alunos do Colégio COC-Maceió e Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de Palmeira dos Índios. Ao longo deste ano, eles foram incentivados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) a escrever contos literários a partir de composições do cantor alagoano Djavan, que será homenageado na V Flimar, a maior feira literária do Nordeste, a ser realizada entre os dias 12 e 15 de novembro, em Marechal. Os jovens se envolveram tanto com o projeto que o resultado foi a produção do livro “Djavan para cantar e contar”, que será editado e lançado pela Editora Graciliano Ramos.

Um trabalho inédito e cujo resultado garantirá à V Flimarzinha, que integra a programação da V Flimar, um lugar de destaque na feira. Os estudantes e organizadores comemoram os frutos colhidos a partir de um projeto exitoso. “É com muita satisfação que vemos o sucesso de um trabalho que começou acanhado, foi ganhando dimensões e hoje será destaque na maior feira literária do Nordeste. Alunos que vão marcar a história do evento e certamente da cultura de nossa cidade. Um resultado gratificante e motivo de orgulho para todos nós”, afirma a secretária de Educação, Flávia Célia Souza. A Flimarzinha foi concebida e concretizada pela Semed de Marechal, e começa no próximo dia 11.

O concurso contou com mais de 500 trabalhos inscritos, dos quais 29 foram escolhidos por professores para compor o livro. E no dia 14, logo após a entrevista coletiva com Djavan, lá estarão os jovens selecionados recebendo homenagens e troféus, além dos aplausos e reverência do público e dos organizadores do evento cultural.

“O objetivo da Flimarzinha é despertar nos alunos desde cedo o prazer pela leitura e cultura de uma forma geral”, observa a secretária Flávia Célia Souza, ao ressaltar a importância do trabalho e dedicação de toda equipe da Semed, diretores, coordenadores, professores e colaboradores para a realização de mais uma Flimarzinha. “Sem eles nada disso seria possível”, afirma.

Recitais e poesias

Além do projeto de elaboração dos contos, as escolas também desenvolveram a Flimarzinha Etapa Escolar, durante a qual professores auxiliaram seus alunos em recitais de poesias, elaboração de biografias do homenageado e dos autores trabalhados, encenação de peças, dramatização das músicas de Djavan e de histórias infantis. Nesta etapa uma banca examinadora da Semed selecionou as apresentações que irão para o palco central da Flimarzinha, na orla lagunar.

A V Filmarzinha terá ainda outro ponto alto que é o cortejo literário, onde professores, alunos e comunidade escolar desfilarão pelas ruas do centro histórico, caracterizados em personagens que recitarão poesias/poemas, cantarão, dramatizarão e encenarão peças e distribuirão poesias pelas casas, enchendo a cidade de cultura

Projeto pedagógico

O trabalho cultural com os estudantes em Marechal vai além da feira literária. É permanente. Realizado durante todo o ano. Hoje, segundo os organizadores, a Flimarzinha é um projeto pedagógico incorporado ao dia a dia da escola. Os alunos são incentivados pelos docentes a tomarem gosto pela arte, literatura, música e cultura. Tanto é que além do homenageado, o cantor Djavan, foram trabalhados nomes como Tavares Bastos, Arriete Vilela, Graciliano Ramos, Monteiro Lobato.

A ação cultural envolve os alunos desde a creche, levando-os no decorrer da vida escolar a desenvolverem projetos como o Vida Saudável, que trabalha a prática de uma alimentação saudável, cuidados com o corpo e higiene pessoal, e o Incluir Brincando que trabalha com o resgate das brincadeiras coletivas, cantigas de roda, aproveitamento de sucata e o respeito pelas diferenças raciais, culturais, religiosas, sociais.

 

Abaixo, acompanhe a programação da V Flimarzinha 2014

 

DIA 11 DE NOVEMBRO (TERÇA-FEIRA)

 Desfile Estudantil com o tema: “ Viver Literatura é descobrir um universo de possibilidades de mudar o mundo”

Concentração às 14h na Escola Municipal Doutor Joviniano de Almeida Rodas

Percurso: Rua São Pedro ao Cais da Lancha

DIA 12 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA)

8h às 11h e das 14h às 17h – Culminância dos Projetos Vida Saudável; Incluir Brincando e Brincar desenvolvidos com os alunos da Educação Infantil.

DIA 13  DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA)

Atividades Literárias na Orla Lagunar Antônio Matheus da Silva

Horários: 8h às 11h e das 14 às 17h

Palco: Produções artísticas e literárias produzidas no cotidiano das Escolas Municipais;
Tenda da Literatura: Viajando no Universo da Literatura Popular;
Tenda do Mundo da Imaginação e do Faz de Conta (Contação de Histórias)
Biblioteca Flutuante: Mergulhe com Prazer nessa Viagem!
Tenda do Saber: Aventure-se com as Palavras
Tenda: A arte do Mamulengo;
Tenda Circuito de Leitura:

7.1-Trilha Literária: Iniciando a Leitura
7.2-Recado Poético- Deixe seu Recado
7.3- Trilha Literária: No Caminho da Leitura

Pergolados: Viajando rumo ao desconhecido através da leitura

 Grupo de Animação

DIA 14 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)

Atividades Literárias na Orla Lagunar Antônio Matheus da Silva

Horários: 8h às 11h e das 14 às 16h

Palco: Produções artísticas e literárias produzidas no cotidiano das Escolas Municipais;
Tenda da Literatura: Viajando no Universo da Literatura Popular;
Tenda do Mundo da Imaginação e do Faz de Conta (Contação de Histórias)
Biblioteca Flutuante: Mergulhe com Prazer nessa Viagem!
Tenda do Saber: Aventure-se com as Palavras
Tenda: A Arte do Mamulengo;
Tenda Circuito de Leitura:

7.1-Trilha Literária: Iniciando a Leitura
7.2-Recado Poético- Deixe seu Recado
7.3- Trilha Literária: No Caminho da Leitura

Pergolados: Viajando rumo ao desconhecido através da leitura

Grupo de Animação

     16h – Encerramento da programação da V Flimarzinha com o CORTEJO LITERÁRIO.

     18 h - Entrega do Prêmio do Concurso de Contos, DJAVAN PARA CANTAR E CONTAR - Auditório do Espaço Cultural.