Capela – metamorfose
Doutor João Dirceu que passou uma boa temporada como juiz de Direito na cidade de Capela, não descarta a possibilidade de retornar aquela terra; só que desta vez como político. Tem afirmado que não sabe até quando vai resistir quanto às tentações de amigos que têm apelado para que ele num futuro próximo, possa a disputar aquela Prefeitura. O magistrado que hoje atua em Maceió, tem freqüentado constantemente os eventos comemorativos que acontecem em Capela. Um grande exemplo foi no dia 16 último, na festa dos 124 anos de emancipação política do município. Num tom de alegria revelou para essa Coluna, que o time do CRB e a cidade de Capela são suas duas grandes paixões.
Planos para concurso
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) vem propondo aos prefeitos que planejam realizar concurso público no próximo ano, que o certame ocorra numa data só. Entende o órgão, que essa medida oportunizará a comunidade de cada cidade, a ter mais chance de se classificar, escapando acima de tudo da grande concorrência. “Na verdade, é bem melhor contar com um quadro funcional que seja da própria localidade; visto que as Prefeituras têm enfrentado hoje, sérios problemas com servidores que diariamente enfrentam longas estradas de regiões distantes, a fim de chegar até o local de trabalho” exemplificou Jorge Dantas, presidente da AMA.
Pilar
Com apoio do governo federal a Prefeitura pilarense vem intensificando todos os seus trabalhos, visando à chegada de seu badalado Festival do Bagre. O evento que entra para mais uma edição acontece entre os dias 21 e 23 deste mês. Toda prioridade, segundo o prefeito Carlos Alberto Canuto, é quanto à estrutura da festa. “Queremos que o público se sinta bem, sobretudo para que posteriormente ele possa comentar que o Pilar fez uma festa de arromba”, disse.
Porto Calvo
O tal de Pronatec que tanto a presidenta Dilma falava em sua campanha da reeleição, também marca presença na histórica cidade de Porto Calvo. É que foi iniciada nessa segunda-feira, uma oferta de mais 127 vagas para quatro novos cursos. As oportunidades são para os cursos de: operador de máquinas e implementos agrícolas, bombeiro civil, motorista de transporte de cargas, e operador de pontes rolantes.
Messias
Dos dez municípios alagoanos participantes, Messias ficou entre os dois melhores e mais atuantes na questão Empreendedores de Alagoas. O reconhecimento vem do Sebrae/AL, que destacou o empreendedorismo local, contemplando a atuação da agente, Sheila Gomes com o segundo Troféu do Desenvolvimento e a sexta das oito 'histórias que inspiram', título da publicação estadual, lançada no encontro dos agentes de desenvolvimento, na última semana em Maceió.
Maragogi
A crise econômica agora apertou na Prefeitura. Na sexta-feira, o prefeito Henrique Madeira, anunciou a necessidade de exoneração de todos os cargos comissionados e alguns contratados. Apresentou dados que comparam a queda brusca de repasses do FPM, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) e Imposto de Circulação de Mercadoria e de Serviços (ICMS) nestes últimos meses.
Maragogi- prioridade
Disse o prefeito Henrique, que seu governo tem enfrentado dificuldades extremas para conseguir operar com os atuais repasses de recursos, pois as transferências do FPM não traduzem a realidade das gestões. “Há meses estamos fazendo um estudo detalhado e, infelizmente, temos que decidir o que é prioridade. Se temos que ter atitudes radicais, essa é a hora. Alguns podem não entender a nossa atitude agora, mas o que não podemos é ser irresponsáveis e administrar sem condições de honrar com nossa responsabilidade e compromisso”, enfatizou Madeira.
Igaci
Ainda sobre crise financeira, em Igaci o prefeito Oliveiro Torres Piancó, reuniu com seu secretariado, a fim de anunciar medidas urgentes para contenção de despesas e ‘enxugamento’ na folha do município. Oliveiro demitiu os serviços contratados, pediu para que os secretários cortem gasto; e como se não bastasse; anunciou redução de 10% nos salários; inclusive seu e de seu vice-prefeito, além de secretários e cargos comissionados.
Igaci – lei
“Tivemos que fazer esses ajustes para que a Prefeitura continue funcionando. Se não tomássemos estas medidas estaríamos descumprindo o que determina a legislação e seríamos punidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Na verdade, iremos manter os serviços essenciais para população, até que a gente consiga recompor a receita do município”, explicou o prefeito Oliveiro, afirmando que também determinou a suspensão das gratificações e diárias, bem como, a extinção de algumas pastas.