O mês de outubro foi dedicado a uma série de atividades promovidas pela prefeitura de Maceió em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Grupo de Mama Renascer. A ideia foi chamar a atenção da população para a prevenção ao câncer de mama e também para o cumprimento da Lei dos 60 dias, onde o paciente a partir do diagnóstico tem no máximo 60 dias para iniciar o tratamento. E para finalizar as mobilizações, nesta sexta-feira (31) será promovido o Bazar Maceió Rosa Chic, que vai até sábado, na praça Multieventos, na Pajuçara. Durante 20 dias voluntárias da Rede Feminina e do Grupo Renascer montaram um estande no parque shopping e arrecadaram roupas, sapatos, bolsas, cintos e acessórios, que serão vendidas no brechó.

A renda do brechó seja revertida para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e ao Grupo de Mama Renascer. O brechó tem início às 17hs e vai até às 22h.

SOBRE O GRUPO DE MAMA RENASCER

O Grupo de Mama Renascer é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, formado por mulheres que tiveram câncer de mama, mastectomizadas ou não e tem por finalidade o resgate da auto-estima através da busca por melhor qualidade de vida. Foi fundada em 2008 e conta com o trabalho voluntário de pacientes que já passaram pela doença. Sobrevive de doações de voluntários e de algumas associadas. Além disso, se mantêm com a venda de roupas usadas e com alguns artesanatos produzidos em oficinas de arte. É filiada à Femama (Federação brasileira de Instituições filantrópicas de apoio à saúde da mama). O Grupo de Mama Renascer não tem sede própria e utiliza um pequeno espaço cedido na Unidade de Saúde Especializada PAM Salgadinho. A presidente da ONG, Naydja Reis explica que a localização da ONG no PAM é devido à grande circulação de pessoas tanto da capital como do interior do Estado. “Até porque o grupo teve origem a partir das pacientes mastectomizadas, que faziam reabilitação no Programa de Medicina Física da citada unidade de saúde”.

A ONG oferece suporte físico e psicológico às pacientes com câncer de mama, realizando palestras e mobilizações sociais.

SOBRE A REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER

É uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é cuidar de portadores de câncer, carentes, em Alagoas. A missão da ONG é proporcionar auxílio social e espiritual ao paciente oncológico, de baixa renda, em tratamento na Santa Casa de Maceió, bem como, educar e conscientizar a sociedade alagoana sobre meios de prevenção e combate ao câncer, através de campanhas e atividades de caráter educacional e cultural.

Foi fundada no dia 14 de março de 1973, e sem fins lucrativos conta com a força das voluntárias para prestar apoio aos pacientes de câncer em tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A rede possui uma Casa de Apoio, com 40 leitos e hospeda pacientes vindo do interior do Estado, em tratamento de radio e quimioterapia na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.