O Democratas - que aqui em Alagoas é o partido do vice-governador, José Thomaz Nonô - deve passar por mais uma reformulação até o final do ano. É a informação que circula nos bastidores políticos. Em entrevista a imprensa, o presidente do partido, José Agripino Maia, destacou que serão discutidas propostas, mas "sem nenhum açodamento". Entrevista concedida a Gabriel de Castro, direto de Brasília, e publicado na Revista Veja.

O Democratas é o antigo PFL. Na recente história do país, sempre foi uma legenda aliada do PSDB que disputou a presidência com o senador Aécio Neves (MG). Esteve ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e nas campanhas tucanas do senador eleito José Serra (PSDB) e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), quando estes disputaram a presidência da República.

Tudo indica que agora o Democratas busca sair da condição de coadjuvante nos processos eleitorais capitaneados pelos tucanos, apesar dos lugares de destaque nas chapas. Este ano, por exemplo, José Thomaz Nonô coordenou a campanha de Aécio Neves na região Nordeste. Um grande desafio diante do fato de ser nesta região a maior concentração de votos da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT), como mostra o "mapa da eleição".

Ainda não há definições sobre os rumos do Democratas. O partido - obviamente - está fora do Executivo federal e precisa mesmo de  uma estratégia para recuperar espaços. Vale lembrar que sigla teve políticos envolvidos em escândalos recentemente, mas diferentes de outras legendas, foi capaz de "cortar na própria carne" e expulsar líderes partidários. Em todo caso, hora de revisão de imagem e planos.

O próprio resultado da eleição já sugere mudanças. Na Câmara de Deputados, a legenda cai de 28 para 22 deputados. Candidatos ao governo sofreram derrotas. Grupos do partido - conforme bastidores - defendem uma fusão com uma ou mais agremiações. Há quem fale em fusão com o PSDB. Seria um erro para o partido que pode ter uma função importante no campo de oposição, inclusive com um discurso mais duro que o de muitos tucanos. O Democratas seria engolido. 

Estou no twitter: @lulavilar