O Grupo de Ginástica Sounder Julland Gym Team da Dinamarca se apresentou para dezenas de jovens e crianças, na tarde desta sexta-feira (17) no Ginásio Arivaldo Maia, Jacintinho. O evento esportivo teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, da Prefeitura de Maceió por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
A secretária Adjunta de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Fátima Pinto, que acompanhou a apresentação do grupo dinamarquês, explicou que a iniciativa fez parte de uma das ações do Plano Juventude Viva, coordenado pela SEMCDH, em parceria com a Prefeitura de Maceió. “Então, dentro do Plano Juventude Viva, trouxemos esse evento esportivo e cultural para a comunidade do Jacintinho envolvendo jovens e crianças”, assinalou ela.
Os atletas realizaram exercícios típicos dos ginastas envolvendo o público com suas performances. O espetáculo dos dinamarqueses teve uma hora de duração e reuniu números de ginástica rítmica moderna, saltos acrobáticos e várias coreografias. Ao todo 36 atletas entre, rapazes e moças, participaram da apresentação. Eles já passaram pelo Rio de Janeiro, Ilha de Boipeba, Salvador e Lençóis.
Após a apresentação, eles fizeram um workshop compartilhando com os jovens interessados em noções básicas dos trabalhos e treinos mostrando o aquecimento, acrobacias, saltos e movimentos no mini trampolim. “Essa parte é importante porque incentiva os jovens à prática esportiva e participações culturais”, expôs Fátima Pinto.
O coordenador técnico do Grupo de Ginástica Sounder Julland Gym Team da Dinamarca, Aders Hoejer, explicou que a turnê no Brasil é fruto da parceria entre ginastas e a Associação Esportiva de Ginástica Dinamarquesa (DGI). Ele disse que a equipe gostou da Cidade de Maceió e elogiou a iniciativa dos organizadores do evento.
“Aqui em Maceió conhecemos a Praia do Francês e o clima aqui é muito diferente do nosso país. Nosso objetivo é divulgar no exterior o conhecimento das tradições da Dinamarca na ginástica e contribuir para a difusão da cultura dinamarquesa por diversos países” destacou.
Para as estudantes da Escola Municipal Arnon de Mello, Yasmin Alana e Shaysalanne Morais, a apresentação do grupo dinamarquês em Maceió é importante porque possibilita o conhecimento de novo esporte e cultura. “Estou adorando. Eles são muito bem treinados”, ressaltou Yasmin. As às 20 horas desta sexta-feira o grupo se apresenta na Praça de Multieventos, na Pajuçara.