O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proclamou na noite desta terça-feira (7) o resultado do primeiro turno das eleições, etapa necessária para dar início às providências relacionadas ao segundo turno, que acontece no próximo dia 26. A corte também aprovou o início do horário eleitoral do segundo turno na próxima quinta-feira.

A candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, obteve 41,59% dos votos válidos e Aécio Neves, do PSDB, recebeu 33,55%.  A homologação do resultado abre oficialmente o segundo turno das eleições. A votação será no dia 26 deste mês. Pelas regras, o horário eleitoral poderia recomeçar a partir das próximas 48 horas. O TSE aprovou o início do horário eleitoral para as 20h30 da próxima quinta-feira (9), atendendo a um pedido conjunto das campanhas dos dois candidatos. A exibição será diária até dia 24 de outubro, que é a sexta-feira que antecede o pleito.

Serão 40 minutos, divididos entre os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais. Os candidatos a governador terão direito a mais dez minutos, cada um. Os programas no rádio serão transmitidos às 7h e às 12h e, na televisão, às 13h e às 20h30. Dilma e Aécio terão dez minutos, cada um, no programa eleitoral. A ordem de exibição será alternada entre os dois. Por ter sido a mais votada, a propaganda da Dilma será a primeira a ser veiculada na quinta (9).

A apuração da votação em todo o país foi concluída ontem (6), às 9h18. As últimas urnas apuradas foram nos municípios de Pauini e Guajará, ambos no Amazonas.