De acordo com o deputado federal eleito Arthur Lira (PP), a coligação do senador Benedito de Lira, apesar das derrotas na majoritária, foi vitoriosa na disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e da Câmara de Deputados.
“Tivemos o êxito esperado e sem surpresas. Eu estou satisfeito com o meu resultado. Tivemos apenas uma surpresa em relação à quantidade de votos do deputado João Henrique Caldas (Solidariedade), mas sabíamos que brigávamos para fazer três vagas e foi o que ocorreu quanto à disputa pelos mandatos de deputado federal”.
Além de Arthur Lira (PP) – que se elegeu com mais de 98 mil votos – a coligação liderada pelo PP do senador Benedito de Lira também elegeu João Henrique Caldas, que foi o mais votado com mais de 135 mil votos, e Maurício Quintella (PR), com 76 mil. “No quadro geral, não tivemos grandes surpresas”, resumiu ainda o parlamentar.
Lira e Quintella retornam ao parlamento federal. João Henrique fará sua estréia na Câmara de Deputados após ter se destacado na Assembleia Legislativa por denunciar desmandos e casos de corrupção envolvendo a Mesa Diretora daquela Casa.
A mesma avaliação é feita em relação ao parlamento estadual. Para Lira, o resultado esperado. A coligação elegeu Jo Pereira (Democratas), Inácio Loiola (PSB), Severino Pessoa (PPS), Marcos Barbosa (PPS), pastor João Luiz (Democratas) e Davi Davino (PSB). Ao todo, são seis deputados estaduais.
Na disputa majoritária, Omar Coêlho (Democraras) mesmo tendo perdido a disputa pelo Senado Federal ficou bem acima do que previam as pesquisas. O candidato teve 11% dos votos. Para o governo, Lira amargou a derrota com quase 34% dos votos. Renan Filho foi o vitorioso com 52.16%.
Estou no twitter: @lulavilar