De acordo com a ex-prefeita de Maceió e ex-secretária estadual Kátia Born – uma das lideranças locais do PSB – tudo indica que o partido, que teve Marina Silva (PSB) como candidata à presidência da República, deve apoiar o presidenciável e senador Aécio Neves (PSDB) no segundo turno.
Kátia Born diz que a discussão no partido ainda está em andamento e que a Executiva nacional reúne os diretórios na quarta-feira, dia 06, para “bater o martelo”. Na avaliação de Born, Marina Silva fez uma boa campanha no primeiro turno, “apesar de ter levado pancada de todos os lados, principalmente do PT”.
Born ainda pontuou como positivo o pronunciamento de Marina Silva após o pleito, mesmo diante do indicativo de que a ex-candidata deve deixar o ninho do PSB e se dedicar a montar a Rede Sustentabilidade.
Quanto ao segundo turno, Kátia Born diz que a tendência é apoiar Aécio Neves. “Temos pontos do programa que serão conversados com ele. Embora ainda haja discordâncias dentro do partido, eu acredito que a tendência seja esta se o Aécio assumir os 10% para a Saúde como proposta, a questão da matriz energética limpa, entre outros pontos que o PSB defendia no programa que era de Eduardo Campos”.
Aécio Neves trabalha para ter o apoio do PSB e deve fortalecer suas bases no Nordeste. Isto já foi afirmado pelo próprio candidato após o pleito eleitoral. Aécio Neves chegou ao segundo turno com 33.55% dos votos, contra os 41.59%. Agora o tucano briga para mudar o quadro. Os petistas também trabalham nos bastidores na busca de ampliar vantagem.
Estou no twitter: @lulavilar