João Henrique Caldas (Solidariedades) e Rodrigo Cunha (PSDB). O que os dois nomes possuem em comum? O primeiro disputou uma vaga na Câmara de Deputados e o segundo na Casa de Tavares Bastos, mas estarem presentes no pleito não é a única semelhança entre eles.

Caldas e Cunha eram colocados como nomes fortes na disputa, mas raramente se dava a eleição deles como certa. Sempre foram colocados como possibilidades fortes, mas que teriam dificuldades diante do peso dos adversários.

No entanto, o JHC e Cunha surpreenderam e se sagraram como os mais votados na Câmara de Deputados e na Assembleia Legislativa. João Henrique Caldas alcançou mais de 135 mil votos (com 99,92% das urnas apuradas) elegendo-se o deputado federal mais votado. JHC desbancou nomes como o de Marx Beltrão (PMDB), que terminou o pleito em segundo lugar com pouco mais de 123 mil votos.

Rodrigo Cunha chega à Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas com mais de 60 mil votos. A segunda coloca é Jo Pereira (Democratas), que herda o capital político do irmão Joãozinho Pereira (PSDB). Jo Pereira teve mais de 52 mil votos.

Sobre Rodrigo Cunha e JHC pesam as expectativas de seus eleitores. Ambos conquistaram uma fatia significativa do “voto de opinião”. Rodrigo Cunha pelo trabalho desenvolvido no Procon e João Henrique Caldas por conta das denúncias que fez envolvendo os desmandos na Casa de Tavares Bastos. Assumirão seus mandatos com fortes cobranças. Não se aceitará de JHC que ele seja um deputado federal de “baixo clero”, nem de Rodrigo Cunha uma postura omissa.

Cunha já assume sua cadeira com a cobrança de que siga o trabalho de fiscalização do parlamento estadual e do Executivo. Durante a campanha, ele se comprometeu a fazer isto e – inclusive – a selecionar seus cargos de comissão por meio de processo de seleção, evitando apadrinhamentos políticos. Com os perfis que possuem, tanto Cunha quanto JHC se firmam como promessas no “mundo político”.

JHC pode, inclusive, ter sua recente carreira política comparada com a do prefeito Rui Palmeira (PSDB). Semelhante a JHC, Rui Palmeira foi eleito deputado estadual e se destacou por denunciar os desmandos na Assembleia. Com isto se credenciou para uma boa votação (foi o mais votado na época) na disputa pela Câmara de Deputados. Dois anos depois (em 2012) foi candidato à Prefeitura de Maceió e se elegeu.

João Henrique Caldas dá passos semelhantes. Teria ele as mesmas pretensões? O futuro é quem vai dizer. No caso da Câmada de Deputados, além de JHC foram eleitos Marx Beltrão (PMDB), Pedro Vilela (PSDB), Arthur Lira (PP), Ronaldo Lessa (PDT), Givaldo Carimbão (PROS), Maurício Quintella (PR), Cícero Almeida (PRTB) e Paulão (PT). 

Estou no twitter: @lulavilar