O ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PRTB), conseguiu de eleger deputado federal e retornar a um mandato. Almeida se encontra sem cargo público desde que deixou a prefeitura municipal de Maceió, em 2012.

Almeida – na época – não quis participar do pleito, não se candidatou a uma cadeira da Câmara Municipal de Maceió. Desde então, deixou o PP e passou por alguns partidos até aceitar o convite do PRTB.

A filiação de Almeida foi feita com toda pompa e circunstância pelo dirigente partidário Adeílson Bezerra. Ao lado do comandante nacional da legenda, Levy Fidélix (que foi candidato à presidência da República), Cícero Almeida foi posto como um “campeão de votos”.

A expectativa do partido era de que ele fosse um dos candidatos mais votados do pleito, inclusive ajudando a puxar um segundo nome do PRTB. No caso, o filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Cícero Amélio: Val Amélio.

Ao abrir as urnas, uma surpresa negativa para Almeida e para o partido: o ex-prefeito de Maceió quase perde as eleições e chegou a disputar uma das vagas voto a voto com Val Amélio.  Na disputa pelas nove vagas, Almeida só teve menos voto que o deputado federal Paulão (PT) que – devido a coligação na qual se encontrava – renovou seu mandato.

Cícero Almeida teve pouco mais de 64 mil votos. Seria uma votação expressiva para qualquer outro candidato, mas não para um ex-prefeito que chegou a ter mais de 80% de aprovação. Esta eleição – por pouco! – não foi o encerramento da carreira política meteórica do ex-prefeito.

Porém, apesar da disputa acirrada com Val Amélio, Almeida se salvou sendo o único deputado federal eleito pelo PRTB em Alagoas. Para o partido liderado por Fidelix, um resultado importante. Levy Fidelix trabalha para consolidar federais garantindo representatividade do partido e pensando em futuros pleitos.

Se esta eleição, da forma como ocorreu, vai atrapalhar os futuros planos de Cícero Almeida, ainda é cedo para afirmar. O ex-prefeito sonha em voltar a disputar o Executivo maceioense em 2016. Por isto, seria importante para Almeida estar entre os mais votados. Neste sentido a vitória – que não deixa de ser motivo de comemoração – também tem um pouco de peso diante do que se esperava e do que de fato ocorreu. 

Estou no twitter: @lulavilar