Os aprovados no Concurso da Polícia Civil em 2012, atualmente na reserva técnica, aproveitaram a manhã movimentada de domingo (28) na orla de Maceió, por conta da caminhada dos candidatos ao governo para protestar. Os membros já tiveram reuniões com os dois principais postulantes ao executivo estadual e pressionam pela convocação.
O grupo presente na orla de Pajuçara foi pequeno, aproximadamente 50 pessoas, que vestiam camisas e carregavam faixas indicando a causa que defendiam: A reserva técnica dos aprovados no concurso da Polícia Civil.
Segundo os membros do grupo, cerca de 40 aprovados para o cargo de delegado e mais 90 para vagas de agentes de polícia, cobram a convocação por parte do governo estadual. Porém, o grupo afirma que com a atual gestão não existe diálogo e por isso, marcaram presença para cobrar ao futuro governador a necessidade.
“A carência da Polícia Civil é muito grande e o número de aprovados é relativamente pequeno. A atual gestão estadual não nos recebe e não quer diálogo, infelizmente. Por isso, estamos aqui parar lembrar ao futuro governador da necessidade do chamado. Já conversamos com os dois candidatos e eles prometeram a convocação imediata. Vamos esperar”, afirmou Thiago Lima, líder do grupo.
Os aprovados ainda afirmam, que conseguiram por unanimidade, que o Conselho de Estadual de Segurança (Conseg), fizesse uma recomendação ao governo da obrigação de reforçar o quatro da PC. No entanto, líder do executivo não atendeu ao pedido.
Dados da reserva técnica apontam que para delegados, a carência é de 75 profissionais, enquanto apenas 40 esperam ser chamados, enquanto para agente, a carência é de 1.800 servidores, enquanto os que aguardam são menos de 100.